[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Presidente do PT-CE sugere apoio a RC nas eleições de 2016 | Política | O POVO Online
Aliança 05/01/2016

Presidente do PT-CE sugere apoio a RC nas eleições de 2016

Em entrevista ao programa Debates do Povo, da Rádio O POVO/CBN, o presidente estadual do PT disse que o partido não colocará em risco o arco de alianças que elegeu Camilo Santana para o Governo do Estado
notícia 11 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'}
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br


Opresidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz, sugeriu que a legenda pode aliar-se ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), nas eleições de 2016.


A declaração foi dada em entrevista ao programa Debates do Povo, apresentado pelo jornalista Plínio Bortolotti, na rádio O POVO/CBN, ontem.

Em janeiro, o PT promoverá dois encontros no Estado para definir estratégia eleitoral para este ano.


A possibilidade de petistas apoiarem o adversário de Elmano de Freitas (PT) na última disputa pelo Paço tem gerado tensão entre integrantes do diretório municipal da sigla e aliados do governador Camilo Santana (PT), principal fiador da parceria com Roberto Cláudio.


Na entrevista, De Assis e o vereador Deodato Ramalho (PT) divergiram sobre lançar candidatura própria ou apoiar RC. “Não há outro caminho para o PT de Fortaleza senão ter uma candidatura a prefeito”, pontuou Ramalho ao ser questionado sobre os rumos do partido.


Em contrapartida, o presidente estadual ponderou que o PT não pode “deixar de considerar a importância que Roberto Cláudio teve na campanha de Camilo”. Ele ressaltou ainda posicionamento dos irmãos Cid e Ciro Gomes em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT).


Para De Assis, o partido terá de “analisar o conjunto do tabuleiro”, em referência a candidaturas de oposição, como as dos deputados estaduais Heitor Férrer (PSB) e Capitão Wagner (PR) e do federal Vitor Valim (PMDB).


Dentro do PT, o principal nome para o pleito deste ano é o da ex-prefeita de Fortaleza e atual deputada federal, Luizianne Lins, que faz oposição ao grupo dos Ferreira Gomes, do qual RC faz parte.


Pelo regimento do PT, cada diretório municipal define a estratégia eleitoral. Neste ano, porém, a decisão terá de se submeter à comissão eleitoral do diretório nacional. “Nós não vamos fazer movimento que coloque em risco o arco de aliança que elegeu Camilo Santana”, disse De Assis, referindo-se diretamente ao apoio do grupo político de Ciro e Cid.


Sobre a postura de oposição do PT municipal ao prefeito de Fortaleza, o presidente do partido afirma que será “ponderada” durante as discussões. Ainda assim, ressalta que, como legenda nacional, o PT pode ter “interesses que podem estar secundarizados” em Fortaleza, em detrimento de outras prioridades.


Está marcado para 30 de janeiro um encontro com os diretórios na Capital para discutir a estratégia eleitoral de 2016. Antes, no dia 16, o PT promoverá discussão em município da região do Cariri, ainda não escolhido.

 

Saiba mais


Outros nomes

No PT, também são cotados para disputar as eleições deste ano o deputado estadual Elmano de Freitas, adversário de RC em 2012, e os secretários estaduais Acrísio Sena e Guilherme Sampaio.
Luizianne rompeu com os Ferreira Gomes em 2012.

 

> TAGS: eleições
espaço do leitor
Antonio Pinheiro 05/01/2016 18:59
Até um dia desses a ex-prefeitinha incompetente era aliada dos Ferreira Gomes, conta outra aí...
Luiz Carlos 05/01/2016 15:34
A Luizianne Lins deveria sair do PT e ingressar na REDE, porque o PT no Ceará está amarrado aos Ferreiras Gomes.
Lunga Jr 05/01/2016 13:12
Deu na mídia: o deputado Odorico Monteiro vai desfiliar do PT, o que na verdade há por trás desta marmota que fede de Trairi a Arneiroz?
Lunga Jr 05/01/2016 13:10
Bem na cabeça ôca da lôra-doida, inda vai menina maluquinha? Mas é isso o bando se prepara para voltar a ter meia dúzia de barbudos malucos como militantes e três por cento de votos.
DANILO B MENEZES 05/01/2016 12:16
Os fer gomes não sossegarão enquanto não calarem luizianne! O pior é que eles contam com a direção estadual do partido para fazerem suas safadezas hegemônicas na política do ceará! Não vejo outro caminho para a grande líder Luizianne que é sair do pt caso uma canalhice dessas se concretize!!!!!!!
Ver mais comentários
11
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>