[an error occurred while processing this directive] Membros assumem cargos em Órgão Especial do TJCE | Política | O POVO Online
Justiça 26/06/2015

Membros assumem cargos em Órgão Especial do TJCE

Nove desembargadores foram eleitos por colegas para ocupar assentos em colegiado no Tribunal de Justiça do Ceará. Rápida, a cerimônia ocorre menos de duas semanas depois de a PF cumprir mandados no TJCE
notícia 1 comentários
DIVULGAÇÃO
Cerimônia empossou nove desembargadores ontem


Pouco mais de dez dias após a Polícia Federal ter cumprido mandados de busca e apreensão e condução coercitiva e afastado um desembargador por envolvimento em suposta venda de liminares, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) segue com a rotina. Ontem, foram empossados nove desembargadores para atuar no Órgão Especial da Casa. Junto a dez veteranos, eles se encarregarão de analisar recursos e cuidar de uma agenda interna.


Criado em 2011, o colegiado conta com 19 membros.

A nova leva de integrantes recebe estreantes, como a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, há menos de dois anos no TJCE. “Para mim, é um reconhecimento do meu trabalho, especialmente, para quem vem da área cível como eu”, diz.


Ela conta que, dentro do colegiado, os desembargadores têm a possibilidade de se aperfeiçoar em diversas áreas. A expectativa é que as reuniões semanais do Órgão Especial deem mais celeridade aos recursos judiciais e processos controversos. O colegiado tem autoridade para rever sentenças de juízes em comarcas de todo o Estado.


Outro novato no órgão é o desembargador da área criminal Mário Parente Teófilo Neto. “Espero poder continuar contribuindo com meu trabalho para que as decisões aqui possam ser as mais justas possíveis”, expressa.


Segundo o jurista, o aumento da criminalidade também tem sido sentido nos tribunais. Mas a demanda, explica, é acompanhada por uma produtividade crescente do Judiciário. “Observamos que nosso ritmo de trabalho tem aumento, conforme a demanda”, relata.


O Conselho Nacional de Justiça estabelece metas para os tribunais de justiça brasileiros. A medida tem contribuído para acelerar julgamentos.


Investigações

Desde o afastamento do desembargador Carlos Feitosa na operação “Expresso 150”, cinco funcionários comissionados do TJCE foram exonerados - um procedimento padrão para casos desse tipo. O juiz Antônio Pádua foi convocado para substituir Feitosa, um dos investigados por suposta venda de habeas corpus.

 

No TJCE, os rumores sobre as investigações da Polícia Federal vêm perdendo força. “Estava um clima pesado realmente”, conta um funcionário. Outro servidor lamenta que o episódio tenha projetado uma imagem negativa do Tribunal na mídia. “Queremos ter orgulho do lugar onde trabalhamos”, afirma.


Os dois desembargadores aposentados Paulo Timbó e Váldsen da Silva Alves Pereira também estão sob investigação por suspeita de venda de alvarás de soltura nos plantões do Judiciário cearense. As liminares custariam em torno de R$ 150 mil cada uma - a cifra acabou batizando a operação da PF. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

> TAGS: tjce posse
espaço do leitor
Gervasio Trigueiro 26/06/2015 23:15
A caixa preta foi aberta.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>