[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] PT sai da disputa sem cargo no comando da Câmara | Política | O POVO Online
APOSTOU TUDO EM CHINAGLIA 02/02/2015

PT sai da disputa sem cargo no comando da Câmara

notícia 0 comentários
GUSTAVO LIMA / CÂMARA
Sibá defende rediscussão ormação do bloco pró-Chinaglia
Compartilhar


Maior bancada da Câmara, o PT sai enfraquecido da disputa pelo comando da Casa após comprar a briga para impor uma derrota ao deputado Eduardo Cunha (RJ), desafeto do Palácio do Planalto.


Os petistas ficaram sem representantes nos outros dez cargos da Mesa Diretora e sem direito a escolher as três principais comissões, que são objeto de desejo das siglas.


A última vez em que o PT ficou sem representação na Mesa foi entre 2005 e 2007, durante a gestão de Aldo Rebelo (PC do B-SP), mas ele era aliado dos petistas.


A nova ausência do PT foi motivada pela estratégia para tentar atrair aliados e dar fôlego à candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP), loteando espaços entre os cargos de direção. A legenda entregou as três vagas que têm o bloco de apoio ao petista para PSD, PR e Pros.


Os cargos na Mesa Diretora dão visibilidade aos partidos e aos deputados que ocupam as vagas. Os postos tratam de questões administrativas, como passaportes diplomáticos, discutem reajustes de benefícios para os congressistas e podem tratar até de aumento de salário para a presidente da República. O PT terá direito a escolher apenas a quarta comissão. O grupo de Cunha deve ficar com a comissão de Constituição e Justiça, principal colegiado; Finanças e Tributação; e Fiscalização e Controle. Nas comissões, o presidente também define a pauta de votações, podendo acelerar ou retardar a discussão de propostas importantes.


Diante do cenário, o futuro líder do PT, Sibá Machado (AC), afirmou que uma alternativa será rediscutir a formação do bloco que deu sustentação a Chinaglia para tentar ganhar outras comissões de destaque.

> TAGS: câmara
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>