[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Regulamentar Cocó será prioridade, diz Camilo | Política | O POVO Online
MEIO AMBIENTE 21/01/2015

Regulamentar Cocó será prioridade, diz Camilo

Existência de cerca em torno do Parque do Cocó já simbolizaria existência da área, segundo o governador. Ministério Público Federal cria "fórum permanente" pela delimitação oficial da área de preservação ambiental
notícia 3 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
EVILÁZIO BEZERRA
Entorno do perímetro, ainda não definido legalmente, é uma das áreas mais cobiçadas de Fortaleza
Compartilhar


Respondendo uma das principais demandas de ambientalistas do Ceará, o governador Camilo Santana (PT) prometeu, ontem, aprofundar a regulamentação oficial do Parque do Cocó. Segundo o petista, a delimitação da área é “prioridade” da gestão. Apesar disso, Camilo repetiu frase do ex-governador Cid Gomes (Pros), o qual disse que cerca em torno do parque já seria delimitação do espaço.

 

“O Parque já existe. Já está todo, vamos dizer assim, delimitado por uma cerca, mas eu quero aprofundar. Eu determinei ao secretário (de Meio Ambiente) que levantasse os gargalos e me trouxesse”, disse o governador, durante evento na manhã de ontem. Camilo destacou ser funcionário efetivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), com mestrado em Meio Ambiente. “Quero tratar isso com olhar muito especial”, pontuou.


Ontem, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) publicou manifesto em que pede criação de um “fórum permanente” pela regulamentação do Parque. No documento, assinado pelo procurador-chefe do MPF-CE, Alessander Sales, é proposto grupo que subsidie e cobre delimitação oficial da área.


O documento busca integração e proteção efetiva dos ecossistemas da região com Cocó, “integrando estas áreas ao patrimônio ambiental, cultural, social e econômico” de Fortaleza. Na ação, o procurador reafirma serem “diárias” tentativas de utilização privada dos ecossistemas da região. “O que parte considerável da cidade ainda não sabe é que a grande verdade, no entanto, é outra e parece ser chocante: o que hoje chamamos de Parque Ecológico do Cocó, não existe juridicamente”, diz o documento.


Delimitação

Apesar de reconhecido pela população, o Parque do Cocó não existe hoje “no papel”. Em maio de 2013, o então governador Cid Gomes prometeu delimitação do Cocó até o fim de seu governo. Já em novembro de 2014, ao ser cobrado sobre a questão, desconversou: “Você conhece uma cerca que tem lá (no Cocó)? Aquilo não demarca espaço? (...) Não há nenhuma demarcação maior do que uma cerca”, disse Cid.

 

A área tem sido foco de diversas polêmicas na esfera pública, incluindo a derrubada de árvores do parque para construção de viadutos pela Prefeitura de Fortaleza, em 2013.


Na última semana, o MPF obteve decisão judicial favorável que impede construção de condomínio na área. A transformação do Parque em uma Unidade de Conservação (UC)é medida essencial para proteger os mais de mil hectares de fauna, flora e recursos hídricos. (Colaborou Thaís Brito)

 

SERVIÇO

 

Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente

Site: www.conpam.ce.gov.br

Telefone: (85) 3101.1233


 

Compartilhar
espaço do leitor
Res Publica 21/01/2015 15:02
Contrário ao que o ex-governador disse, a demarcação por cerca é a mais frágil demarcação que pode existir. Estamos em um Estado democrático de Direito, e aqui, o que vale é o papel, antes de tudo. Mas como todo Ferreira Gomes, Cid não respeita o direito e as leis. A declaração é característica FG.
Bel 21/01/2015 09:45
CONCORDO COM O LUCIANO, SÓ ACRESCENTANDO QUE O PSOL TAMBÉM É UMA OUTRA MENTIRA.
Jose Luciano Muniz Lima 21/01/2015 08:44
Ptista mentiroso! Quer livrar a área doada aos e´presarios na construçao da ponte estaiada e da ARIES
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>