[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Salmito convoca Câmara para extinguir comissões fantasmas | Política | O POVO Online
Pacote 05/01/2015

Salmito convoca Câmara para extinguir comissões fantasmas

Ação integra "choque de gestão" articulada pelo presidente. Além da extinção de grupos, serão alteradas normas da VDP e verba de assessoria
notícia 16 comentários
DEIVYSON TEIXEIRA
De volta à Presidência da Casa, vereador agora cumprirá promessa feita há cinco anos
Compartilhar

Após 16 anos de existência sem confirmação de produção ou presença, comissões fantasmas da Câmara Municipal de Fortaleza serão extintas amanhã pelos vereadores. A mudança inclui pacote de “choque de gestão” articulado pelo novo presidente da Casa, Salmito Filho (Pros). Ao todo, número de comissões da Casa reduzirá de onze para quatro.

“Já pedi convocação extraordinária para votar uma reforma administrativa. Logo de início, serão extinguidos 20 cargos. Vamos extinguir algumas comissões e criar uma de transparência pública, mas sem criar nenhum cargo”, disse Salmito. “Tem várias comissões, algumas delas sem muito sentido”, completa.


A existência de comissões fantasmas no Legislativo, com o objetivo de abrigar apadrinhados de políticos, já havia sido denunciada pelo O POVO duas vezes, em reportagens de 2009 e 2014. Na primeira matéria, Salmito era presidente da Câmara Municipal e admitiu extinguir grupos que não possuíssem produção - o que nunca aconteceu.


Os grupos existem desde 1999, durante presidência de José Maria Couto (PMDB). Somente em 2013, foram 67 nomeados, em salários que vão de R$ 1,8 mil e R$ 5,9 mil. Entre eles, o ex-vereador Carlinhos Sidou, que não conseguiu se reeleger, parentes de vereadores e deputados e até a esposa de um secretário da Prefeitura de Fortaleza.


Segundo Salmito, 20 dos 67 cargos serão extintos, sendo mantidos apenas grupos exigidos por lei e com produção. “Haverá um impacto financeiro, certamente”, diz. A reforma será votada amanhã, em convocação extraordinária.


Mudanças ocorrem em meio a preocupações dos vereadores com imagem da Câmara com a população. Nos últimos anos, não tem sido poucos os momentos ruins da Casa - que atingiu ápice com prisão do vereador A Onde É (PTC). Eleição de Salmito era vista como forma de tentar “resgatar” imagem dos vereadores com a sociedade.

 

VDP e assessoria

Além das mudanças nas comissões, a Câmara deve votar ainda projetos que dão mais transparência e rigor ao uso da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) e à verba para contratação de assessores. Atualmente, vereadores da Casa são investigados pelo Ministério Público por desviarem a VDP e “cobrarem pedágio” sobre salário de assessores de gabinete.

 

“O objetivo maior é permitir que haja prestação de contas efetiva com a sociedade. Aperfeiçoar, estabelecer novos critérios”, diz. Segundo Salmito, será normatizada a contratação de assessores, com limites mínimos e máximos de contratação e maior transparência na verba. (Carlos Mazza)

 

Entenda o caso


3 de julho de 2009. Reportagem do O POVO denuncia existência de comissões fantasmas na Câmara. Presidente à época, Salmito Filho garante que grupos funcionam e prometeu relatórios de produção.

 

4 de julho de 2009. Salmito admite extinguir grupos que não tiverem produção comprovada por relatório. Conclusões do caso ou o relatório nunca foram apresentados pelo presidente.

 

15 de outubro de 2013. Nova reportagem do O POVO mostra que comissões ainda existem e detalha nomeações de parentes de políticos.

 

Comissões que serão extintas ou alteradas Comissão Central de Avaliação de Desempenho; Comissão de Controle da Despesa Pública; Comissão de Registro Cadastral e Licitações; Comissão de Controle de Compras e Serviços; Comissão de Acompanhamento de Atividades Legislativas; Comissão do Vale Transporte; Comissão de Auditoria Contábil e Financeira; Comissão de Concessão de Títulos Honoríficos.

 

Apesar de constarem no papel, existência dos grupos era negada ou desconhecida por servidores da Casa. Nos corredores, procura pelos nomeados das comissões eram sempre respondidas com surpresa. Funções dos grupos já eram cumpridas por outros departamentos da Casa.

 

Números

 

11 comissões serão extintas ou alteradas pela Casa, com 20 cargosa menos


5,9 mil era teto salarial de alguns dos nomeados para os grupos, que não produziam

 

Serviço

 

Câmara de Fortaleza

Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro

Fone: (85) 3444.8300

> TAGS: z
Compartilhar
espaço do leitor
MARKUS 06/01/2015 05:42
NÃO NÃO PAGUEM PAAGURM MAISSSSSSSSS A CONTRIBUIÇÃO DO SINDFORT POIS ESTE SINDICATO NÃO TEM FEITO NADA POR FUNCIONARIOS DA PREFEITURA.OBRIGADO MARKUS
MARKUS 06/01/2015 05:41
NÁO PAGUE MAIS AO SINDFORT ESTE SINDICATO NADA FEZ POR NÓS NADA NADA NADA MESMO...VAMOS VER COMO ELES SOBREVIVEM SEM NOSSA CONTRIBUIÇÃO OBRIGADO MARKUS
MARKUS 06/01/2015 05:39
SENHORES FUNCIONARIOS DA PREFEITURA NÃO PAGUE MAIS A´SINDFORT ESTE SINDICATO NADA FAZ POR NÓS;OBRIGADO MARKUS
markus 06/01/2015 05:36
FUNCIONARIOS DA PREFEITURA O SINDIFOR NUNCA FEZ NADA PRA MELHORIA REAL DE NOSSOS SALARIOS,A TAL IZONOMIA NUNCA FOI APLICADO . POR QUE PAGAMOS À ELES,SINDIFORT. DEIXEMOS DE PAGAR TODOS NÓS...AGORA OBRIGADO.MARKUS
markus 06/01/2015 05:34
SINDIFOR SINDIFOR,ISTO MESMO,PAGA-SE UM SINDICATO INOPERANTE,OS PROCESSOS DE IZONOMIA NEM SEQUER É ACOMPANHADO NÃO TEM NENHUM REPRESENTANTE AQUI OU EM BRASILIA PRA ACOMPANHAR TAIS PPROCESSOS,POUCO CASO MESMO.OBRIGADO MARKUS
Ver mais comentários
16
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>