[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Funcionários do vereador A Onde É prestam depoimento na Procap | Política | O POVO Online
INVESTIGAÇÃO 02/09/2014

Funcionários do vereador A Onde É prestam depoimento na Procap

Com investigação a supostos "funcionários fantasmas", Procap ouve depoimentos em processo que investiga uso de verbas na Câmara Municipal
notícia 10 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'}
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br

A Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) colheu depoimentos, ontem, de 17 pessoas ligadas ao vereador Antônio Farias de Sousa, o A Onde É, investigado por suposto desvio de dinheiro público na Câmara Municipal de Fortaleza.

 

Dentre elas, cinco são pessoas da família do chefe de gabinete de A Onde É, Claudemir da Silva Veras, acusado de agir em parceria com o vereador para “forjar falsa contratação de funcionários”. Diante das acusações de serem “fantasmas”, os familiares de Claudemir, cujos nomes não puderam ser divulgados ontem, afirmaram aos promotores da Procap que “autorizam” o assessor a receber o dinheiro por eles.


Em agosto, o vereador e Claudemir tiveram documentação apreendida no gabinete e em suas residências. A ação faz parte de investigação sobre uso da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) e verba para despesas com assessoria. O objetivo da Procap é analisar os gastos dos 43 vereadores, mas aguarda informações da Câmara.

 

Agenda

A Onde É e Claudemir ainda não prestaram depoimento. O advogado de ambos, Leandro Vasques, afirma que aguarda, há uma semana, o envio do relatório da Procap com as acusações, para que possa orientar os acusados.

 

Conforme Vasquez, os familiares de Claudemir trabalham fazendo a ponte entre o vereador e os moradores do bairro Bom Jardim. O promotor da Procap, Ricardo Rocha, afirmou que, durante os depoimentos, os supostos funcionários não sabiam informar telefone para contato na Câmara nem dizer onde batiam ponto de trabalho.


Também prestou depoimento, ontem, uma secretária de A Onde É que assumiu responsabilidade sobre agenda apreendida com a movimentação de gastos com combustível. Ela disse que os valores tratam de gastos pessoais. O promotor Luiz Alcântara ponderou que todos os depoimentos serão analisados e confrontados com a documentação reunida.


Na última quinta-feira, a Procap solicitou ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) uma “inspeção extraordinária” na Câmara. O presidente do TCM, Francisco Aguiar, afirmou que o pedido foi acatado e que notificará a Câmara em breve. Aguiar destaca que o TCM também investiga os gastos da Casa desde 2013.


A Câmara tem alegado demora na digitalização da documentação para repassar o controle das verbas. A última notificação do MP à Casa prevê envio imediato do material já digitalizado, com o restante a ser enviado até o final de setembro, sob pena de crime de desobediência.

 

Serviço

 

Acompanhe os gastos da Câmara Municipal

Site: http://bit.ly/Y6GNAi

espaço do leitor
Renatho 03/09/2014 13:35
Araujo, que comentario ridiculo o seu! Quer dizer q pq ele veio da classe C ele pode roubar?! Esse safado deixou de ser pobre a mt tempo, hj ele e dono de 8 apartamentos no Meireles, carros de luxo e varias outras coisas! Vc so pode ta de brincadeira em defender um bandido desse!
r.castro 03/09/2014 08:44
Este e o retrato das pessoa que representam o povo, e digo mais esta pratica é muito antiga basta uma investigação realmente precisa para se arrancar mais e mais coisas que eles não sabiam e que nós o povo ja sabiamos a muito tempo.
Jose Luciano Muniz Lima 02/09/2014 13:55
Bota logo esse salafrario no xilindró.
Zé Bob 02/09/2014 10:43
O mínimo que podemos fazer é não o eleger novamente. Mais que isso, um abaixo assinado solicitando a cassação do mandato parlamentar.
MARCELO PAIVA 02/09/2014 10:28
Esse é o verdadeiro retrato da política nacional. Olha só o nível do candidato...É demais, é demais....
Ver mais comentários
10
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>