[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
No dia seguinte à reunião da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), petistas do grupo dela disseram ao O POVO que poderão apoiar o peemedebista para o governo. As declarações vêm depois de Luizianne anunciar que sua corrente não fará campanha para o candidato do governador Cid Gomes (Pros) nem se ele for petista.
“Em virtude do apoio do PMDB à presidente Dilma, se o Lula disser assim: ‘lá no Ceará a turma da loura não apoia os Ferreira Gomes’, a direção nacional do PT pode liberar para votar no Eunício. Se assim for, a DS (Democracia Socialista) discutirá essa tese”, afirmou o vereador Ronivaldo Maia.
Democracia Socialista é a corrente do PT que agrupa Luizianne, Ronivaldo e o deputado federal Eudes Xavier, entre outros. Segundo Eudes, Luizianne vai participar de reunião da DS na próxima quarta, em Brasília, para discutir a situação eleitoral do Ceará.
Fator Camilo
Em entrevista ao O POVO da última quinta, Luizianne condenou a manutenção da aliança do PT com Cid, afirmando que muitos militantes estão “extremamente constrangidos” com isso.
Em resposta, o deputado estadual Camilo Santana, um dos petistas mais próximos a Cid (citado nos bastidores da política como opção de candidato ao governo), afirmou que Luizianne “precisa respeitar” a decisão do partido de manter parceria com o governador e “superar o problema” de 2012, quando Elmano de Freitas, apoiado por ela, perdeu a Prefeitura para Roberto Cláudio (Pros), candidato de Cid. Segundo uma fonte no PT próxima a Luizianne, ela anunciou que não faria campanha nem mesmo por um petista antecipando-se à possibilidade de Camilo ser o escolhido de Cid. “Estão ventilando botar o Camilo de candidato. Ele é muito mais Ferreira Gomes do que PT”, disse a fonte.
Fator Catanho
Eudes Xavier destaca que o principal objetivo de seu grupo no Ceará é derrotar Cid. “Não havendo condições de uma candidatura própria do PT, e se o Eunício mantiver a candidatura, há uma possibilidade de apoio nosso”. No caso de vitória de Eunício sobre Cid, o PT de Luizianne teria uma comemoração a mais: Waldemir Catanho, articulador político da ex-prefeita, assumiria como senador. Ele é o primeiro suplente de Eunício, que tem mandato até 2018. E é possível que Catanho vire senador antes de outubro. “Campanha para governo exige muito. É muito provável que o Eunício tenha que se licenciar. Vai ser muito difícil conciliar Ceará e Brasília”, disse o vice-prefeito de Fortaleza e vice-presidente estadual do PMDB, Gaudêncio Lucena.
Saiba mais
Ronivaldo Maia observa que o apoio de parte do PT a Eunício também poderia evitar que o senador buscasse aliança com partidos de oposição e prejudicasse o palanque de Dilma Rousseff no Ceará.
“O PT nacional pode fazer aqui o que fez no Maranhão em 2010, quando uma série de petistas apoiou o Flávio Dino e o Lula autorizou”, diz Ronivaldo. Naquele caso, o PT nacional fechou apoio a Roseana Sarney (PMDB) para o governo. Mas uma ala do PT, revoltada com a aliança, insistiu no voto em Flávio Dino (PCdoB).
O senador José Pimentel (PT-CE) declarou ontem, durante evento ao lado de Eunício em Acopiara: “Não tenha dúvida de que nós estaremos fazendo a campanha da presidente Dilma, e estaremos com Lula, com Eunício e com Pimentel”. (BP)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016