[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ciro diz que Pros quer trocar ministro Teixeira por um 'corrupto' | Política | O POVO Online
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL 10/05/2014

Ciro diz que Pros quer trocar ministro Teixeira por um 'corrupto'

O secretário estadual da Saúde não poupou o próprio partido de duras críticas. Ele disse que o Pros está colocando "a faca no pescoço da presidente Dilma" e que não aceita o uso da chantagem como ferramenta política
notícia 27 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18902, 'email': 'katy@opovo.com.br', 'nome': 'Katy Ara\xfajo'}
Katy Araújo katy@opovo.com.br
{'grupo': '.', 'id_autor': 18890, 'email': 'saraoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Sara Oliveira'}
Sara Oliveira saraoliveira@opovo.com.br
Compartilhar

A crise interna no Pros por conta da disputa em torno do Ministério da Integração Nacional ganha contornos cada vez mais graves. Ontem, o secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes, afirmou que seu próprio partido está colocando “a faca no pescoço da presidente (Dilma) para nomear corrupto interessado em roubar e não em fazer políticas públicas decentes”. Dirigentes do Pros não aceitam a permanência de Francisco Teixeira -nome ligado ao governador Cid Gomes (Pros) - no cargo, e ameaçam sair da base da presidente Dilma Rousseff caso a troca não seja realizada.

 Ciro chegou a ameaçar deixar o Pros, afirmando que não aceita o participar “de um partido que use a chantagem como ferramenta de luta política. Não aceito!”. A declaração do ex-governador foi feita durante visita do ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

 Seu irmão, Cid Gomes, já havia classificado como “chantagem” a pressão do Pros nacional. “Abomino qualquer tipo de chantagem. Saí do PSB porque o partido resolveu ter candidatura à Presidência e eu não concordei. Minha condição (para entrar em outro partido) era o apoio a Dilma. E o Pros garantiu apoio a Dilma”, disse.

 Ciro Gomes ainda mandou um recado para o líder do Pros na Câmara dos Deputados, Givaldo Carimbão (AL), que disse em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo ter conversado com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) sobre a substituição de Teixeira por um “militante do Pros”. “Não aceito e estou avisando ao senhor Carimbão, que está querendo nomear um corrupto para o Ministério da Integração. Esse camarada de Alagoas cujo nome eu não sei”, enfatizou.

 

 O “camarada” ao qual Ciro Gomes se refere é Marco Fireman, ex-secretário de Infraestrutura do governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB) e presidente do PSDB de Maceió. Já Teixeira assumiu a Integração no ano passado, após consulta de Dilma a Cid. Ele substituiu Fernando Bezerra, que saiu do cargo após seu partido, o PSB, romper aliança com Dilma Rousseff.

 O POVO tentou entrar em contato com Marco por meio da assessoria do PSDB- Maceió, mas nenhuma das ligações foram atendidas. A reportagem também tentou falar com o deputado Carimbão, mas sua assessoria informou que ele estava em uma reunião com o governador de Alagoas. A assessoria preferiu não se manifestar sobre a declaração dos irmãos Ferreira Gomes.

 Serviço<br>Partido Republicano da Ordem Social (Pros)<br>Pros no Ceará

 Saiba mais

Danilo Forte (PMDB-CE) cobrou, em uma entrevista ao O POVO no inicio da semana, que a bancada cearense do Pros se posicione contra a possível mudança, afirmando que ela seria “grande perda para o Estado”. “Ninguém pode entregar de mão aberta só porque um partido quer. É um desprestígio muito grande para o Ceará e para o governador Cid Gomes”.

 O Pros nacional estaria ensaiando uma aproximação com o PSB do presidenciável Eduardo Campos. Uma aliança como partido do ex-governador de Pernambuco criaria embaraços para Cid Gomes, que migrou da sigla comandada por Campos para o Pros justamente para apoiar a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rouseff.

> TAGS: pros crise
Compartilhar
espaço do leitor
Jose Coutinho 11/05/2014 17:31
O Ciro chantageou o Campos, forçando-o a apoiar a Dilma, ele não tem moral para sair discutindo determinação de seu outro partido. E se o PROS realmente for apoiar o PSB, como fica Ciro????
João Raimundo 11/05/2014 12:02
O EXPEDITO FICA CRIANDO VARIOS NOMES E COMENTANDO AQUI, PARA DAR A IMPRESSÃO QUE OS IRMÃOS METRALHA TEM VOTOS.
João Raimundo 11/05/2014 12:00
corrupto esses ferreira gomes
Alberto Cannibal 11/05/2014 11:44
Ver o Ciro nos jornais reclamar nos da concessão de cargos em troca de apoio político é um tanto cômico e contraditório. Os cearenses sabem que quem mais destinou vantagens aos seus amigos em troca de apoio político neste estado foram exatamente os Ferreira Gomes, isso em citar os familiares.
Paulo de Araujo 11/05/2014 11:22
Grande estadista.E q tem servido bem ao Estado.Quando se quer fazer o bem com muita energia e talento raros de se ver,sempre vao existir aqueles q so fazem jogar pedras.
Ver mais comentários
27
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>