[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Direção nacional do Pros exige saída de ministro ligado a Cid | Política | O POVO Online
INTEGRAÇÃO NACIONAL 08/05/2014

Direção nacional do Pros exige saída de ministro ligado a Cid

A direção nacional do Pros pede a substituição de Francisco Teixeira, nome técnico indicado pelo governador. O líder do partido na Câmara chega a afirmar que o não atendimento do pleito pode prejudicar aliança com Dilma
notícia 8 comentários
VALTER CAMPANATO/ABR
Francisco Teixeira (e) passou a comandar Ministério da Integração Nacional após saída de Fernando Bezerra, nome ligado ao presidenciável Eduardo Campos
Compartilhar


Integrantes do Pros Nacional estão pressionando o governo Dilma Rousseff (PT) pela substituição do ministro Francisco Teixeira (Integração Nacional), indicado de Cid Gomes (Pros) na Esplanada dos Ministérios. Paralelamente, o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE) cobra que a bancada cearense se posicione contra a possível mudança, afirmando que ela seria “grande perda para o Estado”.


Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o líder do Pros na Câmara dos Deputados, Givaldo Carimbão (AL), disse ter conversado com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) sobre a substituição de Teixeira. “O não atendimento a esse pleito do partido dificulta muito uma aliança e o relacionamento num futuro próximo”, disse o deputado Salvador Zimbaldi (Pros-SP).


O Pros, inclusive, já ensaia uma aproximação com o PSB do presidenciável Eduardo Campos. Uma aliança como partido do ex-governador de Pernambuco criaria embaraços para Cid Gomes, que migrou da sigla comandada por Campos para o Pros justamente para apoiar a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rouseff.


Por outro lado, Danilo Forte destaca “perfil técnico” de Teixeira e defende manutenção do cidista na pasta. “Ninguém pode entregar de mão aberta só porque um partido quer. É um desprestígio muito grande para o Ceará e para o governador Cid Gomes”, diz o peemedebista.


Segundo a coluna Panorama, do jornal O Globo, o Pros Nacional já teria inclusive destacado o nome de Marco Fireman, ex-secretário de Infraestrutura do governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), para substituir Teixeira. “A bancada cearense precisa se mobilizar. Estamos aceitando isso passivamente. O governador precisa se pronunciar, pois é uma derrota para o Estado”, reforça Danilo.


Membros do Pros no Ceará minimizam a tensão em Brasília. O vice-governador do Estado, Domingos Filho, disse que “não existe crise alguma” no partido. Ele destacou que a indicação do ministro cabe ao PROS nacional. “Jamais o governador Cid iria superar uma decisão da executiva nacional do partido em uma discussão que é nacional, que não é estadual”, disse.


O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, destacou as respectivas responsabilidades para ocupação de cargos no Executivo: “Esse é um cargo de confiança. As pessoas colocam e tiram de acordo com a conveniência do Executivo, dos partidos. Enfim, esse é um problema da presidente Dilma”. (colaborou Leidyanne Viana)

 

Saiba mais


Francisco José Teixeira assumiu o Ministério da Integração Nacional interinamente em outubro do ano passado, após saída do PSB da base aliada. Quando de sua posse, ele disse não ter havido interferência política do governador Cid Gomes no convite feito pela presidente.


Em fevereiro deste ano, o Pros havia decidido apoiar o nome de Francisco Teixeira para comandar o ministério. Contudo, nesta terça-feira, integrantes do partido se reuniram com o governo para reivindicar a substituição do ministro.


Os membros do Pros dizem que o atual ministro da Integração não atende a demandas da bancada. Além disso, reclamam que o Palácio do Planalto tem concentrado suas negociações na figura do governador Cid Gomes. Antes de assumir a pasta, Francisco Teixeira ocupava o cargo de diretor de recursos hídricos no ministério da Integração Nacional.

 

> TAGS: ministério pros
Compartilhar
espaço do leitor
isac tabosa 09/05/2014 10:39
Os irmãos Ferreira Gomes, fazem pressão, usam o autoritarismo, fazem chantagem, e agora estão vendo que o REINADO, deles está no fim, sempre semearam a traição, o oportunismo, agora estão começando a colher o que plantaram, isso é o começo, a partir de 2015, vai piorar.
IMS 09/05/2014 10:26
O governador está brigando para melhorar o ceará ou seus interesses particulares? É uma vergonha esse governador, depois tem a cara de pau em falar que quer o bem pra ceará, KD a nossa siderúrgica que desde seu mandato ouvia se falar e nada feito. Eleitor precisamos dar o troco nesse governador
Érica 08/05/2014 13:44
Que vergonha, Governador Cid Gomes!!! Tira quem está FINALMENTE executando e tirando do papel a Transposição do São Francisco e substitui por quem atenda seus interesses políticos. Como Governador deveria atender o interesse primário, o interesse da coletividade. Lembrarei disso no meu voto.
Claudio 08/05/2014 12:59
falou td everton teixeira. sem a reforma isso vai continuar a acontecer
Everton Teixeira 08/05/2014 11:41
Eita que politicagem grande, esses são os aliados que o partido faz visando a governabilidade do executivo,sem a reforma politica isso vai continuar e ainda "sujar" mais a politica nacional e um projeto popular, quem realmente achava que eles (partidos de aliança) querem o melhor pra socie
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>