[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Luizianne pede esclarecimentos de decisão judicial | Política | O POVO Online
Condenação. 18/02/2014

Luizianne pede esclarecimentos de decisão judicial

Após ser condenada a oito anos de inelegibilidade, Luizianne Lins tenta reverter a decisão judicial, para não ser prejudicada em possível candidatura este ano; primeiro passo foi dar entrada em embargos declaratórios
notícia 31 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'}
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
FÁBIO LIMA, 27/1/2012
Prefeita de Fortaleza durante oito anos (2005-2012), petista questiona relação com terceirizados
Compartilhar


A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), iniciou, ontem, o processo judicial em busca de anular a decisão, em primeira instância, do juiz Josias Menescal, da 114ª Zona Eleitoral de Fortaleza, que a tornou inelegível por oito anos. O advogado da petista, Rodrigo Cavalcante, deu entrada nos embargos declaratórios, solicitando que o juiz responsável pela sentença esclareça possíveis contradições e/ou omissões na decisão.


O objetivo da defesa da ex-prefeita é esclarecer, por exemplo, a alegação do juiz de que Luizianne, como prefeita, era responsável direta pela coação e demissão de funcionários terceirizados da Prefeitura, durante as eleições de 2012. Segundo Luizianne, os funcionários não tinham vínculos empregatícios com o Município, portanto, não era competência dela administrar a relação com os terceirizados.


A defesa busca esclarecer também o depoimento de testemunha que afirmou ter sido vítima da ação e demitida da Prefeitura. Rodrigo Cavalcante afirma que, no processo, consta relato da mesma testemunha de que não sofreu qualquer ameaça.


Um terceiro ponto a ser esclarecido, segundo a defesa, é o fato de a gravação do ex-vereador Plácido Domingo – que mostra, em áudio, uma servidora sendo orientada a votar em vereadores da base de Luizianne –, constar nos autos do processo. Apesar de o juiz não ter considerado a gravação, ela não foi retirada. O advogado afirma que questionará a legalidade da obtenção da gravação para que ela não conste nos autos, caso o processo seja analisado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Eleições

O procurador Regional Eleitoral do Ceará, Rômulo Conrado, esclarece que, se as eleições acontecessem hoje, Luizianne poderia concorrer a cargo político, pois a decisão em primeira instância não obriga à perda de mandato ou à inelegibilidade. Segundo ele, para validar a sentença, é necessário que a decisão seja proferida por um colegiado de juízes (segunda instância) ou declarado o trânsito em julgado – que poderia ocorrer caso a ex-prefeita não recorresse da decisão.

 

Segundo o advogado da petista, não há prazo para o posicionamento do juiz Josias Menescal sobre os embargos declaratórios. Caso o juiz mantenha a decisão, Luizianne entrará com recurso junto ao TRE e com ação cautelar para suspender a sentença enquanto é aguardada a análise do colegiado de juízes. A suspensão é para que a ex-prefeita não seja prejudicada caso seja candidata a cargo político nas eleições.

 

SERVIÇO

 

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará

Onde: Rua Jaime Benévolo, 21 - Centro - Fortaleza

Telefone: (85) 3453-3500 .

Outras informações: www.tre-ce.jus.br

 

Saiba mais


A defesa de Luizianne poderia ter entrado diretamente com recurso junto ao TRE. Mas, segundo o advogado, os esclarecimentos são necessários para a formulação da defesa da petista.


Luizianne Lins se colocou como pré-candidata ao Governo do Estado, na última sexta-feira. Na ocasião, ela alegou que a condenação faz parte de conspiração política de opositores à candidatura.


A ex-prefeita afirmou que, se necessário, recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para revogar a decisão.

 

Saiba mais


A defesa de Luizianne poderia ter entrado diretamente com recurso junto ao TRE. Mas, segundo o advogado, os esclarecimentos são necessários para a formulação da defesa da petista.


Luizianne Lins se colocou como pré-candidata ao Governo do Estado, na última sexta-feira. Na ocasião, ela alegou que a condenação faz parte de conspiração política de opositores à candidatura.


A ex-prefeita afirmou que, se necessário, recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para revogar a decisão.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Valdemir Paiva 19/02/2014 15:55
EU ESTOU COM PT E COM LUIZIANE, para o governo, senado e para onde ELA for...Ao menos é do lado dos necessitados,e não como a justiça brasileira, depende de todos e não fazem nada pelo o povo que está morrendo, roubado e até mesmo preso em sua moradia.
ERNESTO 19/02/2014 09:19
Quem estaria bancando a presença desta SRA nos jornais todos os dias,será porque estamos num ano de eleições,quando todos os políticos precisam aparecer e como ela não faz nada,nem o suposto mestrado,tem que aparecer na mídia de qualquer forma,sob pena de ser esquecida até pelos fanáticos petistas
Regina Claudia Santos 19/02/2014 06:27
Também achei muito estranha essa decisão. A compra de votos na ultima eleição foi mais grave e até agora nada!
Nana 18/02/2014 23:36
Governadora? nem duma cidade ela deu conta imagina de todo o estado! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beto 18/02/2014 23:05
Eu já decidi, Luiziane é minha GOVERNADORA!!!
Ver mais comentários
31
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>