[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Em caso de rompimento, Guimarães diz que PT fica com Pros na eleição | Política | O POVO Online
IMINÊNCIA DE RACHA NA BASE ALIADA 17/02/2014

Em caso de rompimento, Guimarães diz que PT fica com Pros na eleição

Deputado afirma que, caso não haja acordo entre as siglas aliadas, o PT ficará com o partido do governador Cid Gomes. Provável candidato ao Governo, Eunício interpretou as declarações como sinal de rompimento
notícia 55 comentários
{'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16627, 'email': 'marcosroberio@opovo.com.br', 'nome': 'Marcos Rob\xe9rio '}
Marcos Robério marcosroberio@opovo.com.br
Compartilhar


Os sinais de racha na atual aliança que sustenta o Governo do Estado ficam cada vez mais evidentes e o rompimento parece questão de tempo. Mesmo com as articulações ainda em curso, o deputado federal José Guimarães – principal articulador do PT no Ceará – já avisa que, caso não haja entendimento, o partido vai ficar ao lado do Pros. É a primeira vez que a preferência pelo partido do governador Cid Gomes é declarada abertamente. O senador Eunício Oliveira (PMDB), que pretende ser candidato a governador, interpreta a postura de Guimarães como sinal de rompimento e diz que vai levar as declarações ao conhecimento do partido.


“Vamos trabalhar para pacificar a aliança. Mas, se não der para todo mundo sair unido, podem ter certeza de que PT e Pros estarão junto nas eleições deste ano”, disse Guimarães, durante plenária regional do PT em Sobral, sábado. Até então os discursos vinham sendo mais cautelosos e nem cogitavam quebra na aliança.


Desta vez, o deputado citou seu recente encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para defender que a prioridade é o apoio ao governador. “O Lula me disse que a Dilma (Rousseff, presidente) deve ser grata e apoiar o Cid. Não se trata de abdicar do poder aqui no Estado. Temos um projeto estratégico nacional que é muito mais importante”, afirmou.


O parlamentar argumentou ainda que a parceria entre Cid e Dilma “tem dado certo” e deve continuar. “Nosso papel prioritário é consolidar essa aliança, e a nossa posição é clara”, enfatizou.


Reação

O senador Eunício Oliveira (PMDB) reagiu duramente à fala do deputado. Segundo ele, o posicionamento do petista significa que a presidente Dilma Rousseff e seu partido “não precisam do PMDB” para as eleições de outubro.

 

“Na hora que eu pegar essa declaração, que isso for tornado público, vou levar para o meu partido. Tudo bem. Tem tanta gente querendo o PMDB...”, destacou o peemedebista, deixando claro que a postura de Guimarães pode ter reflexos negativos para a aliança nacional entre as siglas.


A relação entre Eunício e PT já vinha dando sinais de abalo nas última semanas. O senador chegou a se reunir com Dilma, que teria oferecido a ele o Ministério da Integração como forma de agradar o PMDB e, ao mesmo tempo, tirá-lo da disputa pelo Governo do Estado. Eunício diz que recusou o convite.


Durante o fim de semana, ele participou de evento do PMDB no Interior do Estado, em ritmo de campanha. “Eu quero que, nas eleições deste ano, o povo compare o trabalho dos candidatos. Veja quem realizou, quem tem as mãos limpas, quem está mais preparado”, pontuou.

 

SERVIÇO

 

Site do PMDB estadual

www.pmdb-ce.org.br

 

Site do PT estadual

www.ptceara.org.br

Saiba mais


A plenária do PT teve a presença do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e do deputado federal Airton Cirilo. Ambos comandam grupos internos no PT e também defendem que a prioridade é a aliança com o Pros.


O evento ocorreu em Sobral - cidade natal e berço político de Cid - e teve como objetivo discutir investimentos do Governo Federal na região Norte do Estado.


No mesmo dia, Eunício comandou encontro do PMDB em Banabuiú, no Sertão Central. O presidente da Câmara de Fortaleza, Walter Cavalcante, e o vice-prefeito Gaudêncio Lucena participaram do evento.

 

> TAGS: pmdb pros pt
Compartilhar
espaço do leitor
Cícero Jorge De Lima Filho 18/02/2014 12:12
E ainda tem a cueca forte!!
Alexandre Araújo Costa 18/02/2014 09:59
PT, cada vez mais uma sublegenda dos Ferreira Gomes. Num momento em que o Sr. Cid defende abertamente o desmonte das Universidades estaduais, fechando o curso de medicina e com fortes restrições às horas de pesquisa, a vergonha só fica maior!
Luciano Morais 18/02/2014 09:13
Olha aí o CUECÃO DE DÓLARES ditando as normas. Este é o país dos aloprados e mensaleiros. Tô vendo tudo, tô vendo tudo. Acorda Brasil.
João Lopes 17/02/2014 21:45
Guimarães que não quer largar o osso(de sair pro senado) e sabe que Eunício também não(de sair ao governo), tá fazendo a fala de agregador, mas torcendo para o Eunício sair e o quarteto virar trio. Quero ver é a lulú sair como vice do Eunício pra ser a metralhadora giratória da chapa! #PesadeloDoCid
Marcos Filho 17/02/2014 21:27
Mas gente ele esta certo.Ele vai ficar do lado da maquina do governo.Cid venceu, não existe mais oposição p/a desafialo.Ele merece meus parabens.Eunicio acorda.
Ver mais comentários
55
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>