[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
Lançar um candidato próprio, manter a aliança com os Ferreira Gomes, apoiar o senador Eunício Oliveira (PMDB) rumo ao governo ou se dividir em mais de um palanque? O Partido dos Trabalhadores (PT) tenta equilibrar pesos para definir como estará alinhado com as disputas eleitorais no Estado em 2014. A visita ao Ceará do presidente do PT Nacional, Rui Falcão, ontem, aconteceu em um momento importante de definições locais e nacionais.
Quando o assunto é a reeleição de Dilma, o grupo fala em uníssono. No entanto, quando se trata da posição do PT nas eleições desse ano, os petistas terão de se ajustar entre a influência da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e do deputado federal José Guimarães.
A ex-prefeita defende candidatura própria do PT ao Governo do Ceará, e aliança apenas em caso de segundo turno. A justificativa dela é de que, simbolicamente, ocupar o governo significaria mostrar que o partido possui posição e projeto político. Já Guimarães prefere manter a aliança com Pros e PMDB e ter o PT disputando uma vaga ao Senado. Ele destaca estratégia de fortalecer a bancada petista do senado, elegendo quatro novos senadores no Nordeste.
Os dois principais partidos que formam a aliança pró-governo, PMDB e Pros, não dão sinais de convergência. Pelo contrário, enquanto o governador Cid Gomes (Pros) adia a decisão sobre seu sucessor, Eunício já se apresenta como postulante ao cargo.
Palanque triplo
Rui Falcão afirma que o diretório do PT só terá uma decisão sobre o cenário após o que eles chamam de “Encontro de Tática”, ainda sem data definida. “Se (o diretório) optar por outro partido, acabou a candidatura própria. Se o PT decidir pela candidatura própria, podemos ter até palanque triplo”, afirma Rui.
“O principal elemento para se definir – em minha opinião – é nossa aliança com o governador (Cid), que fez um gesto importante ao romper com o governador Eduardo Campos”, destacou o presidente.
Entre críticas à suposta existência de corrupção no governo Cid e afirmações de que os irmãos Cid e Ciro Gomes “passarão a perna em Eunício”, Luizianne defendeu a existência de três palanques para Dilma para evitar o desgaste de o PT ter de decidir entre dois aliados nacionais. “Na eleição da Dilma, estaremos todos apoiando; para o Ceará, é outra coisa”, diz a ex-prefeita.
“Continuo defendendo a aliança. No que depender do PT, vamos trabalhar para termos um palanque amplo, não é palanque duplo nem palanque triplo”, rebateu o deputado José Guimarães, provável postulante ao Senado. “Como o presidente (Rui) falou, hoje (ontem), as grandes lideranças do PT são a Luizianne e eu. Nós vamos ter de nos acertar internamente”, frisou Guimarães.
SERVIÇO
Acompanhe informações sobre as eleições 2014
TSE: www.tse.jus.br
TRE-CE: www.tre-ce.jus.br
Centro de Apoio Eleitoral: www.mpce.mp.br/orgaos/CAOPEL
Bastidores
No encontro de ontem, na Fetraece, estiveram ausentes apoiadores da tese de que o PT deve romper com Cid, como os vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia. Entre os principais expoentes, estavam Luizianne, o deputado federal Eudes Xavier e o atual presidente do PT Fortaleza, Elmano de Freitas.
Elmano de Freitas – alvo de críticas internas após questionar judicialmente o aumento do IPTU proposto pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) –, apesar do posto, não foi convidado a sentar-se à mesa principal.
Apesar de não ser o questionamento durante o evento, Luizianne Lins não deixou de tecer críticas à gestão de Roberto Cláudio, durante entrevista.
Veja também
Luizianne Lins faz novas críticas a Roberto Cláudio Presidente do PT diz que partido apoia "rolezinhos" "Não acreditei, achei que era piada", diz Luizianne Lins sobre condenação Luizianne comanda ato em defesa da candidatura do PT ao Governo do Ceará Lula promete visita ao Ceará em março de 2014Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016