[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Caciques do PT-CE divergem sobre sucessão de Cid Gomes | Política | O POVO Online
Eleições 17/01/2014

Caciques do PT-CE divergem sobre sucessão de Cid Gomes

A presença, em Fortaleza, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, fortaleceu discursos em prol dos esforços para reeleger a presidente Dilma Rousseff; porém a disputa no Ceará continua indefinida para aliados
notícia 3 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'}
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
MAURI MELO
Encontro com participação de Rui Falcão tentou estabelecer as diretrizes do PT-CE para as eleições de outubro. Principais lideranças mantém pensamos opostos diante da sucessão de Cid Gomes
Compartilhar


Lançar um candidato próprio, manter a aliança com os Ferreira Gomes, apoiar o senador Eunício Oliveira (PMDB) rumo ao governo ou se dividir em mais de um palanque? O Partido dos Trabalhadores (PT) tenta equilibrar pesos para definir como estará alinhado com as disputas eleitorais no Estado em 2014. A visita ao Ceará do presidente do PT Nacional, Rui Falcão, ontem, aconteceu em um momento importante de definições locais e nacionais.


Quando o assunto é a reeleição de Dilma, o grupo fala em uníssono. No entanto, quando se trata da posição do PT nas eleições desse ano, os petistas terão de se ajustar entre a influência da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e do deputado federal José Guimarães.


A ex-prefeita defende candidatura própria do PT ao Governo do Ceará, e aliança apenas em caso de segundo turno. A justificativa dela é de que, simbolicamente, ocupar o governo significaria mostrar que o partido possui posição e projeto político. Já Guimarães prefere manter a aliança com Pros e PMDB e ter o PT disputando uma vaga ao Senado. Ele destaca estratégia de fortalecer a bancada petista do senado, elegendo quatro novos senadores no Nordeste.


Os dois principais partidos que formam a aliança pró-governo, PMDB e Pros, não dão sinais de convergência. Pelo contrário, enquanto o governador Cid Gomes (Pros) adia a decisão sobre seu sucessor, Eunício já se apresenta como postulante ao cargo.


Palanque triplo

Rui Falcão afirma que o diretório do PT só terá uma decisão sobre o cenário após o que eles chamam de “Encontro de Tática”, ainda sem data definida. “Se (o diretório) optar por outro partido, acabou a candidatura própria. Se o PT decidir pela candidatura própria, podemos ter até palanque triplo”, afirma Rui.

 

“O principal elemento para se definir – em minha opinião – é nossa aliança com o governador (Cid), que fez um gesto importante ao romper com o governador Eduardo Campos”, destacou o presidente.


Entre críticas à suposta existência de corrupção no governo Cid e afirmações de que os irmãos Cid e Ciro Gomes “passarão a perna em Eunício”, Luizianne defendeu a existência de três palanques para Dilma para evitar o desgaste de o PT ter de decidir entre dois aliados nacionais. “Na eleição da Dilma, estaremos todos apoiando; para o Ceará, é outra coisa”, diz a ex-prefeita.


“Continuo defendendo a aliança. No que depender do PT, vamos trabalhar para termos um palanque amplo, não é palanque duplo nem palanque triplo”, rebateu o deputado José Guimarães, provável postulante ao Senado. “Como o presidente (Rui) falou, hoje (ontem), as grandes lideranças do PT são a Luizianne e eu. Nós vamos ter de nos acertar internamente”, frisou Guimarães.

 

SERVIÇO

 

Acompanhe informações sobre as eleições 2014


TSE: www.tse.jus.br


TRE-CE: www.tre-ce.jus.br


Centro de Apoio Eleitoral: www.mpce.mp.br/orgaos/CAOPEL


Bastidores


No encontro de ontem, na Fetraece, estiveram ausentes apoiadores da tese de que o PT deve romper com Cid, como os vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia. Entre os principais expoentes, estavam Luizianne, o deputado federal Eudes Xavier e o atual presidente do PT Fortaleza, Elmano de Freitas.


Elmano de Freitas – alvo de críticas internas após questionar judicialmente o aumento do IPTU proposto pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) –, apesar do posto, não foi convidado a sentar-se à mesa principal.


Apesar de não ser o questionamento durante o evento, Luizianne Lins não deixou de tecer críticas à gestão de Roberto Cláudio, durante entrevista.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Fortaleza abandonada 20/01/2014 21:27
POUCOS TEM VERGONHA NA CARA! MAIS ESSES QUE ESTÃO DO LADO DE LÁ, RECEBERÃO A RESPOSTA DO POVO NAS URNAS. PODEM APOSTAR!
Daniel Pearl Bezerra 20/01/2014 14:12
O PT Ceará a cada dia parece com o PSDB de Tasso Jeiressati. É uma vergonha o comportamento dessa nova Direção do PT, que deixou o partido nas mãos dos Ferreira Gomes. O povo não é bobo, e saberá dar o troco nas urnas.
criticólogo 18/01/2014 16:04
O Guimarães tá pensando nele. O PY não pode perder essa oportunidade, pode dar PT
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>