[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Guimarães defende Genoíno e diz que família responsabilizará Barbosa | Política | O POVO Online
Irmãos 19/11/2013

Guimarães defende Genoíno e diz que família responsabilizará Barbosa

O deputado cearense teria feito pronunciamento firme durante reunião nacional do PT, em SP. No Twitter, Guimarães disse que, por recomendação médica, o irmão não poderia ter sido preso em regime fechado
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'}
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
VALTER CAMPANATO / ABR
A esposa de Genoino, Rioco Kayano, e os filhos Ronan e Miruna, próximos à portaria do Complexo Penitenciário da Papuda
Compartilhar


A primeira reunião do diretório nacional do PT desde a prisão dos réus do mensalão foi marcada ontem por inúmeras manifestações de repúdio ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado federal cearense e líder do PT na Câmara, José Guimarães, defendeu a suposta inocência do irmão, o ex-presidente da sigla José Genoino, que está preso por corrupção e formação de quadrilha. Conforme relatos feitos ao O POVO, Guimarães fez discurso firme e não demonstrou abatimento.


Na noite de domingo, em sua conta no Twitter, o deputado disse que a família responsabilizará o presidente do STF, Joaquim Barbosa, pelo que vier a acontecer com Genoino na cadeia. O ex-dirigente do PT sofre de problemas cardíacos, foi operado há cerca de três meses e teria passado mal no traslado de São Paulo, onde mora, para a penitenciária da Papuda, em Brasília. “O que acontecer com Genoino, a família responsabilizará o Barbosa. Ele sabe que o Genoino não pode estar onde está. Vamos reagir a essas injustiças. O PT não se calou na ditadura militar e não pode se calar contra essa truculência da toga midiática”, escreveu Guimarães na rede social.


Segundo uma das cearenses integrantes do diretório nacional, Sônia Braga, o deputado chegou a São Paulo um dia antes da reunião da sigla e conversou com advogados, esposa e filhos de Genoíno. A expectativa é que hoje faça pronunciamento na Câmara sobre o assunto. Em nota enviada à imprensa na noite de ontem, Guimarães diz em um dos trechos que “não se pode atropelar a lei para dar demonstrações de vaidade e buscar os holofotes da mídia, como tem feito o presidente da Suprema Corte”.


O encontro do diretório petista terminou com a aprovação também de uma “nota de conjuntura”, na qual as críticas à ação penal 470 são feitas em cinco dos 21 parágrafos. Os petistas consideraram o julgamento “casuísmo jurídico”. A nota aponta que a prisão teria posto em risco a vida de Genoino, chamado no texto de “cardiopata recém-operado”. Ao se esquivar das denúncias, o PT joga a culpa nas regras do jogo. “A crise é do sistema político que prevê financiamento privado e que privilegia o marketing político pessoal em detrimento de programas e partidos”, diz.

 

Saiba mais


O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, visitou o ex-ministro José Dirceu na Papuda, e disse que ele está “altivo, lúcido e conversando sobre tudo”.


Kakay falou que o ex-ministro, “dentro do possível”, está bem. “Ele é feito de outro material. Não se verga, é muito forte”.


O advogado disse a Dirceu que a forma como as prisões foram feitas e estaria sendo criticada no meio jurídico.

 

Compartilhar
espaço do leitor
ERNESTO 20/11/2013 08:08
Ele está defendendo e irmão e a ele mesmo, imagine se alguém resolve julgar e punir quem anda no Brasil com Dolar escondido na cueca, deveria ser preso em hotel 5 estrelas ou em casa. O Joaquim Barbosa realmente é muito corajoso de enfrentar essa máfia montada para roubar a nação Brasileira.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
David Coelho da Costa Filho 19/11/2013 22:32
Ao Excelentissimo Senhor O deputado federal cearense e líder do PT na Câmara, José Guimarães: O Idoso vitima constante de humilhação do Governo Federal em filas de espera para consultas, exames e cirurgias.Falta O Hospital do Idoso em Fortaleza.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Francisco De Assis Alves Marçal Marçal 19/11/2013 14:50
meus sinceros parabéns a joaquim barbosa ele vem mostrando sua honestidade, em colocar os corrúptos na cadeia o q guiumarães tem q fazer e devolver os dolar q esta nas meias e na cueca e cuidar em aprovar coisas mas urgentes como a PEC 555 q traz beneficios para os Aposentados e Pensionistas
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luís Vieira Teixeira 19/11/2013 12:17
O processo foi julgado em Brasília e a princípio a pena deve ser iniciada nessa cidade. No mais que venham as petições e que essas sigam os trâmites burocráticos. Marginal é marginal. E ponto final.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Andre Gurjao 19/11/2013 10:10
Lamentável que o ódio e o rqncor andem circulando de mãos dadas nos comentários de O Povo. Quem colocaria um dos seus sob cardiopatia grave em regime fechado?! Não há, mesmo se quisessem, manobra para um homicídio praticado pelo Estado desta maneira.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
7
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>