[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Prefeito dá coletiva para explicar redução salarial de professores | Política | O POVO Online
Juazeiro 18/06/2013

Prefeito dá coletiva para explicar redução salarial de professores

Raimundo Macedo (PMDB) prestará esclarecimentos a partir das 9 horas. Ele estará no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Protestos de educadores acontecem em Juazeiro do Norte e Crato
EDIMAR SOARES
Prefeito Raimundo Macedo promete esclarecer decisão do Executivo de cortar salários de professores
Compartilhar

 

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), concederá entrevista coletiva nesta terça-feira, 18, para prestar esclarecimentos sobre a redução dos salários de professores da rede pública do Município. O pronunciamento ocorre no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), às 9 horas.


No último dia 6 de junho, projeto do prefeito cortando uma série de benefícios da categoria foi aprovado na Câmara de Juazeiro. A votação ocorreu em sessão conturbada, que terminou em confronto entre professores e Polícia Militar – com uso de spray de pimenta e cassetetes.


Em nota, a Prefeitura negou a redução e disse que apenas incorporou gratificações no salário-base da categoria - o que é negado pelo sindicato dos professores. Segundo a gestão, os cortes ocorreram pois a folha de pagamento da educação era “inviável” e não deixava margens para investimentos.


O assunto voltou a gerar polêmica pois, conforme O POVO noticiou, a Prefeitura abre nesta semana o JuáForró 2013, evento de festas juninas com uma série de megashows – entre eles da banda Aviões do Forró e da cantora Elba Ramalho. Os gastos podem chegar a R$ 621,1 mil.


Para a 13ª edição do evento, foi construída uma cidade cenográfica inspirada no movimento beatista de padre Cícero. Além dos megashows, o JuáForró tem apresentações diárias de grupos de forró pé-de-serra, quadrilhas juninas e shows pirotécnicos. A Prefeitura espera pelo menos 40 mil pessoas na festa.


Manifestações

Professores da rede pública de municípios da região do Cariri – sobretudo em Juazeiro do Norte e Crato – tiveram agenda movimentada de manifestações ontem. Educadores realizaram evento pró-educação no Crato. A partir das 13h30min, o movimento seguiu para Juazeiro, onde ocorreu plenária do sindicato dos professores. Na pauta, reivindicação de melhores salários e investimentos para a educação.

 

“Como é que reduz salário de professor e faz uma festa grandiosa logo após? (...) Entramos em greve e queremos levantar todas as reivindicações da categoria”, diz Marco Chaves, dirigente do sindicato dos servidores municipais de Juazeiro do Norte.


Na última quinta-feira, 13, educadores do Crato também iniciaram movimento grevista. Os professores exigem um reajuste de 10%, além dos 8% já concedidos este ano. Isso porque, conforme argumenta a categoria, uma comissão formada por professores, conselheiros, membros da Prefeitura e da Câmara Municipal verificou que um aumento maior poderia ser concedido.

 

Saiba mais


Além de reduzir salário dos professores pelo corte de gratificações de insalubridade, a mensagem aprovada no último dia 6, ainda aumenta a carga horária e retira direitos da categoria – como benefícios para educadores próximos da aposentadoria ou que ficarem doentes no exercício da profissão.

 

O clima esquentou logo no início da sessão, com o presidente da Câmara de Juazeiro, Antônio de Lunga (PSC), batendo boca com vereadores da oposição. A situação se agravou quando manifestantes invadiram o plenário da Casa, sendo contidos pela Polícia e Guarda Municipal. O projeto foi aprovado sob vaias dos professores. Durante a votação, o líder do governo na Câmara, Nivaldo Cabral (DEM), defendeu o projeto e destacou a necessidade de reduzir a folha da Prefeitura, que estaria “inviável”.

Compartilhar
espaço do leitor
Maria Santos 20/06/2013 19:28
lutem povo de juazeiro tirem do poder esses corruptos que roubam odiheiro publico como vc colocaram ele no poder vcs tambem podem tirar ok fora raimundao
Este comentário é inapropriado?Denuncie
cabelo bom 18/06/2013 12:27
Indignação geral! De todo Brasil!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
ze maria 18/06/2013 12:06
o interesse deste marginal e que as crianca sejam analfabetos, pois so assim ele pode comprar seu votos num futoro proximo
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Helenai 18/06/2013 11:26
Haverá manifestaçoes aqui em Fortaleza. Dinheiro desviado para fazer mega shows, essa moda está pegando aqui no NE. O que há por trás dessa jogada..
Este comentário é inapropriado?Denuncie
marcos 18/06/2013 11:17
sabo que deveira ser feito? votarem uma lei em que, todo legislador (senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e prefeitos), teriam de ter formação superior, muitos dos vereadores que votam propostas, não sabem nem ler direito.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
11
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>