[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ministros e prefeitos tentam destravar recursos para seca no Ceará | Política | O POVO Online
Seca 24/05/2013

Ministros e prefeitos tentam destravar recursos para seca no Ceará

Comitiva comandada pela ministra Ideli Salvatti orientará gestores, durante encontro, a garantir verbas destinadas para o combate à seca
Compartilhar

Diante da demora na concretização de promessas feitas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca no Ceará, comitiva de ministros estará hoje em Fortaleza para tentar acalmar os ânimos de gestores e parlamentares. Durante o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, serão intensificadas as orientações relativas a obras, programas e linhas de financiamento disponíveis para as cidades.

 

Além disso, serão entregues 38 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras para 72 municípios cearenses, no valor de R$ 18 milhões. Ainda muito pouco quando se leva em conta o tamanho do pacote anunciado pela presidente Dilma no último dia 2 de abril, em visita à Capital. Ao todo, as ações somam R$ 9 bilhões.


Ciente da situação caótica em que se encontra boa parte dos municípios cearenses - já foi decretado estado de emergência em 175 deles -, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), promete reforço nas equipes técnicas das prefeituras. Será uma força-tarefa tanto para agilizar a liberação de recursos federais como para o acompanhamento de obras voltadas para o convívio com a estiagem. “Um dos nossos principais objetivos neste encontro é que os prefeitos tenham agilidade, tenham informações e resolvam as suas questões no próprio Estado”, disse Ideli, em entrevista ontem ao Debates do Povo, da rádio O POVO/CBN.


Segundo a ministra, há desconhecimento muito grande, por parte dos gestores, dos programas federais. Isso se deve, destaca, à significativa renovação do quadro de prefeitos. “Estamos aproveitando o evento para melhor, reforçar as equipes de apoio às gestões. É colocar gente para ajudar, acompanhar obra e fazer com que as coisas andem”, diz


Sobre as dívidas acumuladas por agricultores e pecuaristas do Estado, Ideli explica que o problema se concentra hoje entre os médios produtores. Ela afirma que a própria presidente Dilma já solicitou uma “equação” para a questão. “Vamos ter de tomar medidas de recuperação econômica, porque a seca tem um efeito arrasador”, afirmou a petista. Ela anunciou que já existe um grupo de trabalho - coordenado pela ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) - debatendo o assunto.


Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


A escolha dos ministros que estarão no evento se adaptou à realidade enfrentada pelo Estado. Estarão presentes, além de Ideli, Fernando Bezerra (Integração Nacional), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades). 

 

Serviço

 

Encontro de prefeitos

Quando: hoje

Onde: Centro de Eventos do CE

Horário: 9 horas

Mais informações: http://www.aprece.org.br/


Saiba mais


Líder do PT na Câmara, o deputado José Guimarães afirma que irá propor outras medidas para ajudar prefeitos nesse período delicado. Uma delas será o envio de uma 14ª parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “É um auxílio emergencial”, diz. A outra será a prorrogação dos restos a pagar - referentes a 2011 e 2012 - que se vencem no próximo dia 30 de junho para o dia 31 de dezembro.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>