[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Prefeitos do CE voltam a cobrar ações efetivas contra a seca | Política | O POVO Online
Seca no Estado 14/05/2013

Prefeitos do CE voltam a cobrar ações efetivas contra a seca

A Aprece realizou ontem dia de mobilização para cobrar os recursos anunciados pelo PAC da Seca, anunciado por Dilma Rousseff
Compartilhar


Dante de um cenário em que 14 municípios estão em situação de colapso e outros 21, ameaçados de entrar em colapso, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realizou ontem um dia de mobilização para protestar por ações emergenciais e estruturantes de combate à seca. Prefeitos se reuniram na entidade com o objetivo de cobrar a liberação de recursos anunciados pelo Governo Federal no último dia 2 de abril, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) especial para a seca.


O assessor técnico de desenvolvimento rural da Aprece, Nicolas Fabre, criticou que foi prometido pelo Governo Federal, por exemplo, o aumento de 30% da frota de carro-pipa, mas até hoje não se sabe quando nem como vão chegar. “Uma coisa é anunciar aumento de recurso. Outra é saber quem vai entregar e quando”, pressionou Nicolas Fabre, citando que o pacote previa também entrega de equipamentos, como retroescavadeiras e pás niveladoras.


“A seca do Nordeste não é surpresa. A gente não pode viver de esmola, de programas emergenciais todo ano. Tem que se pensar também na prevenção, com projetos estruturantes”, afirmou. Por isso, para elevar o tom de cobrança, a Aprece orientou que todos os prefeitos fechassem as portas ontem, mantendo apenas serviços essenciais. “Pedimos também que usassem fita preta no braço, simbolizando a luta, o luto pelos animais, pela morte da terra”, afirmou a presidente da Aprece, Adriana Pinheiro, prefeita de Fortim, no litoral leste.


Crateús é um dos municípios em situação de colapso e enfrenta das situações mais graves. De acordo com o prefeito, Carlos Felipe (PCdoB), a água da sede do Município deve durar dois meses. “O carro-pipa já é um atraso. O que poderia resolver? interligação de bacias. esse é um sonho antigo”, disse. Ele foi um dos prefeitos que optou por não paralisar, para não prejudicar a população. “Se o Município parar é um castigo”, disse. A Aprece não divulgou levantamento de quantos Municípios fecharam as portas. O POVO tentou contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário na noite de ontem, mas os números não foram atendidos.

 

Como


ENTENDA A NOTÍCIA


Para reforçar a cobrança sobre o Governo Federal, a Aprece tem mobilizado o próprio Estado e a bancada federal. A entidade destaca que as dificuldades já estão causando sede em algumas cidades.

 

SERVIÇO

 

Associação dos Municípios do Ceará (Aprece)

Onde: Avenida Oliveira Paiva, 2621 - Seis Bocas

Outras informações: (85) 4006 4000

 

Saiba mais


Segundo a Aprece, além dos Municípios em situação de colapso e da espera pelo reforço na frota de carro pipa, outro problema é a qualidade da água que vem sendo utilizada para abastecer os Municípios. A água , segundo a Aprece, é oriunda de açudes e não tem passado pelo tratamento adequado para o consumo.


O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), que participou ontem do encontro com prefeitos, afirmou que a cobrança da Aprece ao Governo Federal não traz pleito novo. “A cobrança dos prefeitos é sobre aquilo que foi anunciado”, disse, pontuando que o problema não é falta de recursos.


Ele defendeu a descentralização da aplicação dos recursos, que já foram aprovados, para os Estados e Municípios. “A burocracia dificulta o fortalecimento do pacto federativo”, reclamou.

 

Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Maclima 15/05/2013 10:25
OUTRA MENTIRA DA SÉRIE DOS 6 MIL http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/05/14/outra-mentira-da-serie-dos-6-mil-496581.asp
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Osvaldo Gomes Pinto 14/05/2013 11:37
o voto e livre mas obrigatorio,conviver com absurdos e esquecimento para com o povo e comum mas lastimavel ,as amarras um dia iram cair e juntos com os vampiros que sugam o nosso sangue e a nossa dignidade .
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Osvaldo Gomes Pinto 14/05/2013 11:32
a verdade doi e como acido sem perdao a hipocresia e o descaso assola todos os hospitais e postos publicos,sem nenhum conforto apenas funerarias de plantao esperando o proximo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Osvaldo Gomes Pinto 14/05/2013 11:30
os nossos irmaos com problemas mentais foram jogados na rua pelo poder ,fecharam todas as casas de recuperaçao agora,ficou mais facil e so jogar na rua e tudo otimo afinal somos apenas nada.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Osvaldo Gomes Pinto 14/05/2013 11:27
somos escravos de varias cores com correntes imaginarias nao qual nao cabe aboliçao e sim internaçao.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
12
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>