[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Empresas de mesmo dono atuavam na regulação e oferta de crédito | Política | O POVO Online
Consignados 28/04/2012

Empresas de mesmo dono atuavam na regulação e oferta de crédito

Enquanto a ABC gerenciava a margem dos consignados, a Promus oferecia o crédito. A mesma empresa não poderia atuar nas duas funções, segundo edital. Mas duas empresas que tinham à frente o mesmo empresário atuam nas duas pontas
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'}
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16360, 'email': 'ericofirmo@opovo.com.br', 'nome': '\xc9rico Firmo'}
Érico Firmo ericofirmo@opovo.com.br
Compartilhar

 

Ao lançar edital de licitação para o sistema de crédito consignado do Estado, o Governo do Ceará deixou claro que a empresa vencedora deveria cuidar apenas do controle da margem de endividamento dos servidores. A Administradora Brasileira de Cartões (ABC) venceu a concorrência e, de fato, se restringiu a essa tarefa. Porém, seus proprietários encontraram uma forma de trabalhar também na oferta de crédito, parte mais lucrativa do negócio. Por meio de outra empresa, a Promus, o dono da ABC passou a atuar nas duas pontas do serviço. Tornou-se, assim, regulador e regulado ao mesmo tempo.


O diretor da ABC é Bruno Borges, que também administra a Promus junto com Luiz Antônio Valadares, genro do secretário estadual da Casa Civil, Arialdo Pinho. A Promus entrou no negócio em 2009, logo após a ABC ter vencido a licitação.


Conforme O POVO mostrou em 10 de abril, em novembro daquele ano, a Promus fechou contrato de exclusividade com a Bradesco Promotora, para atuar no controle de todas as operações de empréstimo consignado do banco. O Bradesco ainda deu à Promus a opção de subcontratar empresas correspondentes para fazer o serviço. Assim, conforme a ABC tem argumentado desde o início, a Promus não trabalha sozinha na oferta de crédito. Há, efetivamente, diversos correspondentes atuando. Mas todos eles estão subordinados à Promus e só podem prestar serviço para o Bradesco com autorização dessa empresa.


A situação foi relatada ao O POVO pelo empresário Augusto Borges, dono da Bom Crédito – que era uma das credenciadas pela Promus para vender consignados a funcionários do Estado. Augusto foi o responsável por fornecer as informações ao deputado estadual Heitor Férrer (PDT). Foi quando o caso dos consignados foi tornado público, na Assembleia Legislativa.


Munido de tabelas e documentos, Augusto afirmou que, em cada operação, a Promus recebe uma comissão de 17,1% do valor do empréstimo, enquanto as subcontratadas abocanham 1,9%. No total, com a soma dos dois índices, a comissão pela venda de crédito consignado do Bradesco é, assim, de 19%. O índice incide sobre o valor que o servidor toma emprestado, ainda sem a incidência dos juros.


Essa é a fatia realmente lucrativa do negócio. Na regulação, a ABC é remunerada exclusivamente pelos bancos que ofertam o crédito consignado. O valor é de R$ 2 para cada operação de empréstimo. E a empresa, para prestar o serviço, ainda faz pagamento mensal ao Estado. Por outro lado, na oferta de crédito, segundo estima Augusto Borges, o mercado de consignados no serviço público estadual movimenta, em média, R$ 40 milhões por mês.


Prejuízos

Ainda de acordo com Augusto Borges, a entrada da Promus no sistema causou prejuízo às correspondentes, dentre os quais ele estava. Isso porque, até 2009, essas empresas lidavam diretamente com o banco e, assim, recebiam comissão maior, calculada à época em torno de 12%, aproximadamente. O valor ainda é inferior ao que atualmente pago à Promus.

 

Ainda segundo Augusto, a contratação da Promus também pode ter representado desvantagem para os servidores. Isso porque, em uma das cláusulas do contrato, ao qual O POVO teve acesso, o Bradesco se compromete a “não praticar taxas de juros ou qualquer outra vantagem que desestimule o servidor a utilizar o serviço de intermediação” da Promus – ou seja, o banco garante que em nenhuma hipótese baixará os juros para o funcionário, para não prejudicar a empresa.


O POVO procurou a Bradesco Seguradora para questionar sobre o porquê do contrato de exclusividade com a Promus, mas, por intermédio de sua assessoria de imprensa, o banco informou que não comentaria o assunto. Também através de suas assessorias, a Promus e a ABC disseram que não irão se pronunciar.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Após denúncias contra a ABC, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) decidiu romper o contrato com a empresa e elaborar um novo modelo de empréstimos consignados, que garanta oferta de crédito mais barato.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Batista Sampaio 15/01/2014 08:50
E agora vão devolver aos pobres funcionários os juros cobrados a mais que eram destinados a essas empresas laranjas? Precisamos de resposta urgente, pois, não aguentamos mais tanta corrupção nesse país. Queremos o nosso dinheiro pago a mais, doa a quem doer.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Saulo 29/04/2012 00:07
Parabéns também ao empresário Augusto Borges - Dono da Bom Crédito que forneceu as informações, pois está exercendo a cidadania.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Saulo 29/04/2012 00:04
E o Sr. Cid Gomes disse que essa história está encerrada, mas tem muita coisa a esclarecer. Mais uma vez o governador está do lado errado. Parabéns ao excelentíssimo Deputado Heitor Férrer. Meu voto %
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marcos Bentes 28/04/2012 20:42
Onde está aquele movimento MELA que adora fazer barulho por qualquer coisa? Só são corajosos para falar da prefeita!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo Rocha 28/04/2012 18:40
Nós (cearenses) tbm temos os nossos "CACHOEIRAS".
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
10
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>