[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Diretor da ABC é também sócio da empresa Promus | Política | O POVO Online
Consignados 19/04/2012

Diretor da ABC é também sócio da empresa Promus

Documentos da Junta Comercial reforçam o vínculo entre o genro de Arialdo Pinho e o dono da ABC. Dessa vez, como sócios na Promus
Compartilhar


A sociedade entre o diretor da Administradora Brasileira de Cartões (ABC), Bruno Barbosa Borges, e Luis Antônio Ribeiro Valadares de Sousa, genro do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, que já se confirmava em várias empresas, como O POVO noticiou no último domingo, apresenta-se também em uma das instituições envolvidas no caso dos consignados do Governo do Estado.


A Promus Intermediação de Negócios Ltda, que integra a rede que executa a concessão do crédito consignado, é mais uma amostra da relação entre os dois. Documentos da Junta Comercial indicam que Bruno Borges é sócio administrador da Promus. Além disso, a CCI que é de Valadares, também contratada para executar o crédito consignado a servidores públicos estaduais, aparece como sócia pessoa jurídica na Promus.


Consta ainda no documento que o próprio Valadares é administrador dessa última empresa. De acordo com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), há ainda outra curiosidade que reforça o vínculo entre os dois. O Cartão Único - ferramenta de controle e gestão das margens consignadas dos servidores -, que é da empresa ABC, está registrado no nome de Valadares, por meio da CCI, afirma o deputado.


“O registro do Cartão Único estranhamente é da CCI, de propriedade de Luís Antonio Ribeiro Valadares Sousa. A cumplicidade é desde a origem. Essa empresa ABC já ganhou o certame sob as bênçãos do direcionamento. Não teve concorrente”, denuncia Heitor Férrer.


O titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público Estadual (MPE), Ricardo Rocha, está investigando as denúncias feitas pelo deputado em setembro do ano passado, mas prefere não emitir juízo de valor sobre o caso, por enquanto.


“Essa documentação toda eu já tenho, está tudo nos autos. Eu não posso dar conclusão, porque tudo isso está sendo analisado ainda e o procedimento não terminou. Esses documentos nos levaram a requisitar vários outros para comprovar essas relações”, comentou o promotor.


Vínculos

No entanto, para Heitor Férrer, esses vínculos representam “o tiro de misericórdia do esquema onde eles são sócios oficialmente”. Hoje pela manhã, a partir das 8h30min, Heitor Férrer e outros deputados da oposição estarão no Ministério Público Estadual para colher informações sobre o andamento da investigação.

O POVO tentou contato com o titular da Casa Civil, Arialdo Pinho, e com a Administradora Brasileira de Cartões (ABC), mas as assessorias de comunicação informaram que eles mantêm a decisão de não falar com a imprensa.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A ABC é investigada pelo MPE por ter contratado empresas do parente do secretário Arialdo Pinho para prestar serviços ao Governo. Além disso, é questionada por adotar taxas de juros acima do valor que poderia conceder.

 

SERVIÇO

 

Visita de comissão de deputados ao Ministério Público Estadual

Quando: às 8h30min


Onde: na sede da Procuradoria Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100

 

Entenda o caso

 

21/9/2011

O deputado Heitor Férrer (PDT) denuncia que a empresa Promus, de propriedade do genro do secretário estadual da Casa Civil, opera com exclusividade os empréstimos consignados para servidores do Estado. Ele também alega que os juros cobrados têm valor superior às taxas do mercado.


23/9/2011

Governistas vão à tribuna da AL para negar que a Promus tivesse exclusividade nas operações de crédito. Mais tarde, ficaria comprovado que pelo menos outras 17 empresas prestariam esses serviços, após terem sido subcontratadas pela ABC, que venceu licitação em 2009. O nome e função das firmas contratadas pela ABC ainda não havia sido divulgado.

3/4/2012

O Governo endurece e emite nota cobrando explicações à ABC. Ele alega que já vinha solicitando à empresa que esclarecesse a forma de funcionamento da rede de firmas que atuam nos consignados. O governador Cid Gomes disse não crer em irregularidades.

 

4/4/2012

Por meio de nota oficial, a ABC se eximiu da responsabilidade sobre as taxas de juros e argumenta que os valores cobrados não são abusivos. O Governo se disse insatisfeito com as explicações da empresa.


13/4/2012

Seplag decide rescindir o contrato com a ABC, alegando ter identificado a possibilidade de oferecer empréstimo aos servidores cobrando juros menores. O titular da pasta, Eduardo Diogo, disse que o Governo ainda buscará informações sobre as relações entre as empresas contratadas.

 

Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Rodrigo Santos 20/04/2012 10:46
Arialdo Pinho serviu a todos Governos dos ultimos tempo. Acho que ele é insubtituivel é um Sarney, Romero jucá e Renan Calheiros da vida que serviram a nivel Federal a todos os Presidentes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
paulo vieira 19/04/2012 23:11
quando será que divulgarão que zé do gás e arialdo eram sócios na empresa moradia, por onde a c.c.i. passava muito dinheiro?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Bernardo Lucas 19/04/2012 11:57
olha a verdade aparecendo e complicando a vida do Zé do Gás e seu sogro.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marina Gomes 19/04/2012 08:54
Estou achando que todas as ações do governo fazem parte de uma peça teatral! A casa civil, atolada a té a tampa, continua agindo como se nada estivesse acontecendo!!! Sei não!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Madre Norma Solares 19/04/2012 08:42
A coisa ai parece que está fedendo a enxofre! Vixe! Xô Satanás!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>