[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sessão especial lembra memória de Waldemar Alcântara | Política | O POVO Online
Senado 14/04/2012

Sessão especial lembra memória de Waldemar Alcântara

O ex-senador e ex-governador Waldemar Alcântara foi homenageado ontem durante sessão especial no Senado
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
LIA DE PAULA/AGÊNCIA SENADO
Senador José Pimentel, com familiares de Waldemar na mesa, foi o propositor da homenagem


Se estivesse vivo, o ex-senador e ex-governador do Ceará, José Waldemar Alcântara e Silva teria completado 100 anos nesta semana. Ele, que se dividia entre as atividades de médico e político, tornou-se conhecido no Senado como o “advogado do Nordeste”. Como médico, foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), entre outras ações. Na tarde de ontem, o Senado realizou sessão especial em sinal de reconhecimento à sua atuação.


O senador José Pimentel (PT-CE), autor do requerimento de homenagem, classificou o ex-parlamentar como “um dos construtores do Ceará”. Pimentel elogiou a atuação de Waldemar Alcântara no Senado, quando denunciou as condições sanitárias do país e defendeu a medicina preventiva.


Para Pimentel, a esperança do político no progresso do Nordeste se reflete ainda nos dias de hoje, quando a região tem recebido “atenção especial do governo federal, de uma forma inédita na nossa República”. “Acredito que, esteja onde estiver, certamente está feliz, pois o seu sonho de Nordeste como uma região forte e produtiva veio, ao longo dos últimos anos, se concretizando”, destacou Pimentel.


Filho de Waldemar Alcântara e também ex-governador do Estado, Lúcio Alcântara (PR) falou sobre o exemplo deixado pelo pai. “Esse é um momento para rememorar a atuação de um político que exerceu muitos cargos, muitas funções, teve uma vida muito dividida entre a Medicina e a política, deixou muitas obras e saiu como um homem limpo, honesto”, afirmou.


Na avaliação de Lúcio, embora já tenha morrido, Waldemar Alcântara continua vivo por meio das obras realizadas, que continuam prestando um importante serviço à comunidade, caso do Instituto do Câncer. “Ele era um homem muito tranquilo, conciliador, tinha capacidade de aglutinação, tinha grande liderança moral e intelectual. Ele não usou o poder nem para perseguir, nem para enriquecer. Teve vida simples, modesta. É um exemplo que a gente tem que realçar”.


Ousadia

Entre as propostas defendidas por Waldemar Alcântara, enquanto senador, Lúcio citou a descriminalização da maconha, que teria surpreendido aqueles que só conheciam o perfil liberal-conservador do parlamentar. Conforme Lúcio, ele “antecipou de anos uma discussão que hoje continua atual e inconclusa”.

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


Nascido em 11 de abril de 1912, Waldemar Alcântara governou o Ceará de 1978 a 1979, substituindo Adauto Bezerra , que se desincompatibilizou do Governo para disputar o cargo de deputado federal.

 

Serviço

 

Confira as próximas atividades do centenário:


26/4, às 10h - Descerramento de placa em honra ao ex-professor e ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Waldemar Alcântara - na Faculdade de Medicina da UFC.


26/4, às 18h - Sessão Solene do Conselho Universitário da UFC - no Auditório Castelo Branco da Reitoria da UFC - Traje: passeio completo


26/4, às 18h30min - Lançamento do livro “Waldemar do Ceará e dos Alcântaras”, da jornalista Cláudia Albuquerque, e relançamento, da publicação “A Faculdade de Medicina e sua Ação Renovadora”, do Jornalista J. C. Alencar Araripe - no jardim da Reitoria da UFC.

 

Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>