[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
O estopim para a derrocada de Nogueira Accioly foi mesmo a repressão violenta à Passeata das Crianças - movimento de contestação à oligarquia acciolina que contou com a participação de 600 crianças, “vestidas de branco com enfeites verde e amarelo e um medalhão de Franco Rabelo”, diz o historiador da UFC, João Mendes de Andrade.
Entretanto, antes disso, a população já vinha oprimida havia 16 anos e, durante esse período, a imprensa cumpria o papel de estampar em suas páginas de jornais e panfletos o descaso do governo acciolino.
O discurso oposicionista foi ganhando força e a imprensa, com o seu instrumento de poder, foi dando voz a articulistas que possuíam discurso combativo a Accioly.
Entre os periódicos que faziam oposição mais ferrenha à oligarquia estavam o Jornal do Ceará e o Unitário, cujas páginas sempre apareciam recheadas de discursos ácidos contra os desmandos de Accioly.
Comandados por João Brígido e Agapito dos Santos -principais desafetos políticos do oligarca -, os jornais encampavam batalhas e eram responsáveis por esquentar os ânimos da população. “Eleições, secas, roubo do dinheiro público, benefícios trazidos pelo governo” eram temas recorrentes nos jornais, como pontua Emília da Silva, em sua Dissertação de Metrado “À sombra das palavras”. (Ranne Almeida)
Veja também
Entre a Monarquia e a RepúblicaErro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016