[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Heitor Férrer acusa genro do chefe da Casa Civil | Política | O POVO Online
Crédito consignado 22/09/2011 - 01h30

Heitor Férrer acusa genro do chefe da Casa Civil

"Engenharia para enriquecer aliados". Foi assim que o deputado Heitor Férrer apresentou ontem denúncia sobre suposto favorecimento financeiro
DÁRIO GABRIEL, EM 30/03/2010
Heitor denunciou favorecimento do genro de Arialdo Pinho


O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) denunciou ontem, na Assembleia Legislativa, que a empresa Promus, pertencente ao genro do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, opera com exclusividade há dois anos os empréstimos consignados para os servidores estaduais.


A empresa pertence a Luis Antonio Ribeiro Valadares de Sousa, conhecido como “Zé do Gás”. Ele é dono de 99% do capital social da empresa CCI Consultoria em Convergência da Informação, acionista majoritária da Promus, segundo certidão da Junta Comercial do Ceará.


A entrada da empresa do genro de Arialdo no negócio do crédito consignado se deu por meio de sublocação, quando em 2009, uma licitação contratou a ABC (Administradora Brasileira de Cartões S.A.) para administrar a operação dos empréstimos aos servidores estaduais.


Uma cláusula do edital permitia à vencedora indicar uma empresa promotora para intermediar com exclusividade as transações entre servidores e os bancos Caixa Econômica Federal e Bradesco. A ABC então indicou a Promus, que é, hoje, segundo o deputado, a única corretora credenciada para operar o sistema de consignado por meio do Cartão Único.


Para Heitor, o fato caracterizaria uma “engenharia para enriquecer aliados”. Legalmente, diz ele, “o gerenciamento dos empréstimos consignados está nas mãos da empresa ABC, escolhida por meio de concorrência pública. Mas na prática o serviço é feito pela Promus, que no desenrolar da operação financeira fica com taxa de 19% sobre cada um dos empréstimos realizados”. O parlamentar afirma que com a intermediação, “o servidor acaba pagando o valor do empréstimo mais 19% destinado à empresa, além de uma taxa de juros que é cerca de 70% maior que as taxas normais cobradas no mercado”, disse. “Estão tirando do servidor público para favorecer pessoas ligadas a Arialdo Pinho”, completou.


Ainda ontem Heitor protocolou representações no Ministério Público estadual e federal, no escritório local do Banco Central e no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que sejam investigados indícios de improbidade administrativa e crime contra o sistema financeiro. De acordo com as representações, a empresa atua como “intermediária única” das operações de crédito, como “sublocatária” da ABC.


Para o vice-líder do governo, Carlomano Marques (PMDB), a atual administração não tem responsabilidade sobre o caso, já que quem regulamenta, segundo ele, as operações financeiras e bancárias é o Banco Central. “Mesmo se o governador quisesse, ele não poderia mudar esse sistema”, disse.


“O Arialdo é muito duro às vezes até com outros secretários de governo, com diversos atores políticos e vive dizendo não a empresários. Ele desagrada muita gente e por isso está surgindo essa denúncia”, argumenta Carlomano. O líder do governo, Antônio Carlos (PT), prometeu apurar o caso e trazer esclarecimentos posteriormente.


A ABC, por meio de nota, negou a denúncia de favorecimento na operação de crédito. Segundo ela, não há exclusividade de empresas para promover a oferta de produtos e serviços dos bancos credenciados pelo Governo. Haveria, segundo a nota, outras 14 empresas prestando serviços de correspondentes no Sistema.


O POVO tentou ouvir o empresário Luiz Antônio Ribeiro Valadares Souza, mas sua secretária disse que seria impossível estabelecer contato com ele. Ela recomendou entrar em contato com a empresa que, segundo ela, faria assessoria de imprensa para a Promus. A empresa apontada, porém, negou que trabalhasse para a Promus. A assessoria do Governo também foi procurada, mas até o fechamento da edição não se pronunciou sobre o caso.

 

Quem

 

ENTENDA A NOTÍCIA

 

Arialdo Pinho integra o chamado “núcleo duro” do governo, como secretário da Casa Civil. Seu genro, Luiz Antônio Valadares, o “Zé do Gás”, é dono da empresa que administra crédito consignado para servidores do Estado.

 

18
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidad 22/09/2011 19:43
A Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade (CECCI), se coloca na trincheira ao lado do deputado Heitor Férrer no seu destemor na luta contra as aves de rapina que desviam o dinheiro do povo. Parabéns Execelência!!!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Louise 22/09/2011 19:05
O poder destrói o caráter de qualquer ser humano, é só o que eu tenho a dizer. Heitor Ferrer denunciou o imbecil do Arialdo, porque tem os seus interesses políticos. Sejam eles: boa publicidade ou não, pode ter certeza, ninguém tá imune a corrupção.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
joão neto 22/09/2011 18:06
tai! é só começar a investigar a família do Arialdo e descrobirão o fio da meada!!!! ZÉ DO GÁS! POIS BEM!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
joão neto 22/09/2011 18:04
Zé do Gás!!!! precisa dizer mais alguma coisa?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Erivando Santos 22/09/2011 17:26
Parabens Deputado, alquem nesta casa tem que ter a coragem de levar apublico as falcatruas presentes na gestão pública. Seja por ato de favoresimento de alguem ou por qualquer outro comportamento de má gestão da coisa pública.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>