[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
Na véspera de encontro que representa uma tentativa de retomada das negociações entre Governo do Estado e docentes em greve, o assunto que dominou a assembleia geral da categoria ontem foi o discurso atribuído ao governador Cid Gomes (PSB), durante um evento sobre experiências com ensino profissionalizante, na cidade de Natal.
“Quem quer dar aula faz isso por gosto e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga”, teria dito Cid, durante visita ao Rio Grande do Norte, há duas semanas. A declaração foi veiculada por sites do estado vizinho. A declaração ganhou as redes sociais e repercutiu entre os docentes, durante o evento, no Ginásio Paulo Sarasate.
O encontro foi respaldado pelo apoio dos mais prejudicados com a greve: os estudantes. “A causa é nobre. Por isso os alunos estão apoiando a greve”, afirmou Rodolfo Paz, 19 anos, que integra o Grêmio Estudantil da Escola Profissionalizante Joaquim Nogueira. Segundo ele, por iniciativa própria, alunos de 18 escolas profissionalizantes de Fortaleza estão apoiam a greve.
Na ocasião, por unanimidade, professores que atuam em Fortaleza, além de representantes de vários municípios do Interior, votaram pela continuidade da greve. Segundo o presidente Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, a paralisação completa hoje 18 dias, atinge 676 escolas, fazendo com que 24 mil professores cruzem os braços, deixando 600 mil alunos sem aula.
“A greve se transformou em um movimento com o apoio dos estudantes e pais. Esperamos que o governador possa reabrir o processo de negociações e discutir a implantação do piso salarial, que repercuta na carreira”, disse Anízio.
A assessoria de comunicação do Governo informou que, durante o evento, o governador estava acompanhado da secretária da Educação, Izolda Cela, e que somente ela poderia confirmar se Cid, realmente, teria feito tais afirmações. Contudo, a assessoria de comunicação da Seduc informou que Izolda estaria incomunicável, no município de Camocim, onde participaria da inauguração de uma escola.
Apoio Radical
Integrante do Instituto Crítica Radical, a ex-vereadora de Fortaleza e professora Rosa da Fonseca, compareceu ao evento, com o objetivo de “apoiar e fortalecer o movimento”. Rosa aproveitou para criticar as supostas declarações de Cid, afirmando que ele foi “extremamente infeliz”.
Também esteve presente foi o vereador João Alfredo (Psol), que considerou o fato um desrespeito com os professores, “uma atitude arrogante com aqueles responsáveis pelo ensino do povo que ele governa”.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
As supostas declarações do governador Cid Gomes teriam sido proferidas durante discurso, na cidade de Natal, do qual participou, compartilhando experiências do Estado sobre educação profissionalizante.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016