[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cid: Arialdo tem todo o direito de criticar Luizianne | Política | O POVO Online
No âmbito pessoal 13/08/2011

Cid: Arialdo tem todo o direito de criticar Luizianne

Apesar disso, aliados da petista esperam que, internamente, Cid repreenda o chefe da Casa Civil
notícia 64 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'}
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
RAFAEL CAVALCANTE
Cid sugeriu que Arialdo esclarecesse em seu Twitter que ali são publicadas opiniões pessoais, não a do secretário de Governo

No meio do fogo cruzado entre a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e o chefe da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho, o governador Cid Gomes (PSB) agiu na contramão das expectativas da petista e defendeu o direito de seu secretário fazer críticas contra a administração municipal. Cid argumentou que, “no ambiente privado”, não pode impedir Arialdo de se manifestar. “Se ele fala como secretário, está proibido. Se for algo pessoal, tem todo o direito”, afirmou, durante visita às obras do estádio Castelão, ontem.

 

A avaliação de Cid veio um dia após O POVO ter publicado desabafo irritado de Luizianne diante dos ataques que, há meses, o chefe da Casa Civil tem feito contra a Prefeitura, na rede social Twitter. Em sua última manifestação, na terça-feira, Arialdo ironizou reportagem em que a revista IstoÉ faz elogios à gestão da Capital. Luizianne reagiu fortemente, chegando a chamá-lo de “moleque” e “covarde”.


Ao contrário do que costuma acontecer quando o clima esquenta, faltaram “bombeiros” para apagar o fogo entre os dois lados após o imbróglio. “Ele está tendo atitude irresponsável, porque não deixa de gerar uma tensão entre prefeitura e governo”, alertou o coordenador de Articulação Política da Prefeitura, Waldemir Catanho.


Perguntado se a postura de Cid diante do mal estar causa decepção, ele disse acreditar que, embora tenha defendido a liberdade de expressão de Arialdo, o governador deverá, internamente, repreender o secretário.


O comportamento das autoridades públicas também foi assunto na Assembleia Legislativa, onde alguns parlamentares reforçaram as críticas do chefe da Casa Civil contra o Executivo municipal. O deputado Fernando Hugo (PSDB) chegou a repudiar a reação de Luizianne contra Arialdo, tendo sido acompanhado por Perboyre Diógenes (PSL), para quem a petista “vai ficar carimbada como a pior prefeita de Fortaleza”.


Reflexos na aliança

Arialdo integra a lista dos cidistas que costumam criticar o desempenho de Luizianne. Além dele, também o chefe de Gabinete de Cid, Ivo Gomes, e seu irmão mais velho, Ciro Gomes – ambos do PSB –, são críticos da gestão. Cid, no entanto, sempre se manifestou em defesa da manutenção da aliança.

A deputada estadual Patrícia Saboya (PDT) esquentou a polêmica e avaliou que tais episódios escancaram a fragilidade da parceria PT-PSB. “É uma aliança Frankstein, apenas pró-eleição. Quando acaba (a disputa), surgem as diferenças”, avaliou Patrícia.


Apesar disso, Waldemir Catanho evitou falar em racha e argumentou que, apesar dos ataques personalizados, a relação com o Governo é boa e tende a resistir até as eleições de 2012.


O POVO tentou contato com Arialdo Pinho, mas seu telefone celular encontrava-se desligado. Por meio da assessoria de imprensa do Governo, não houve retorno até o fechamento desta edição.


Acompanhe os políticos pelo Twitter

Arialdo Pinho: twitter.com/arialdopinho

Cid Gomes twitter.com/cidfgomes

Patrícia Saboya: twitter.com/patricia_saboya

Luizianne Lins: não possui perfil oficial no site

FALA, INTERNAUTA 

A Luizianne Lins disse foi pouco pro que o Arialdo Pinho insinuou. Falou demais, mais do que devia, fez críticas exageradas, esse senhor. Agora recebeu o devido troco.
Tiago Lustosa

Só me faltava essa. Depois de todas as irresponsabilidades, agora (Luizianne) fica ofendida se levantam algo contra ela! Fortaleza está entregue à própria sorte!
Fernando

Olha, a Luizianne pode não ser o governo mais perfeito, mas o Arialdo Pinho é totalmente sem noção. Critica todo mundo e não quer ser criticado. Ela agiu corretamente. Espero que o Arialdo aquiete o facho.
Alan Resende

Muito bem, Arialdo!
É preciso que alguém de destaque diga o que tem de ser dito! Porque o povo critica essa administração falida e ela faz ouvidos de mercador. Parabéns pela postura independente e mande brasa!
Newton Silva

espaço do leitor
Marina 16/08/2011 17:37
Cid Gomes esqueceu que um secretário nunca será somente um cidadão e que não podia falar o que quisesse sobre a prefeita sem causar repercussão.
Marcos Bentes 14/08/2011 10:35
Os políticos (sem exceção) falam coisas até piores. O que diferencia é aquilo que a mídia da ou não destaque. Até no TJ se você "ligar" os microfones .... Enfim, se tudo que é dito por politico estivesse aqui , vocês TODOS certamente nem estariam se lembrando da prefeita.
Edson 14/08/2011 08:09
me diga qual politico hoje presta que eu quero ver
Glaucirene Martins 14/08/2011 08:04
Alexandre vc está errado em dizer que Tasso tenha que voltar nós temos e que dizer muito obrigado Cid pela sua adm: que Deus te abençoe hoje e sempre! Ubajara está feliz com Cid Gomes
Pedro 45 14/08/2011 05:12
A Luizianne pra mim é a PIOR prefeita que Fortaleza já teve, a cidade está cheia de lixo,completamente abandonada, esgotos a ceu aberto,obras inacabadas,péssima administração, espero que CID Gomes não apoie nenhum candidato do PT nessa eleição de 2012
Ver mais comentários
46
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>