[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] No melhor momento | People | O POVO Online
Low profile 26/05/2013

No melhor momento

TATIANA FORTES
Compartilhar

Eberth Santos por Isabelle Leal

Em meio aos muitos escritórios e ambientes de reunião da D&E Entretenimento, o proprietário Eberth Santos mantém um local especial, onde se reúne com funcionários e amigos. O terraço do prédio, que oferece uma ampla vista de Fortaleza, é onde ele relaxa do frenético cotidiano no comando da empresa que divide com o irmão, Douglas Santos. Foi de lá que ele contou sua história na indústria do entretenimento e dos planos para a D&E, negócio que já dura catorze anos, assim como seu casamento com Luisa. 

Workaholic, Eberth só descansa quando está em casa brincando com os filhos ou nas rápidas viagens para praias, oportunidades em que pratica surf, esporte que lhe levou a criar o primeiro de muitos eventos aos quais tem se dedicado ao longo da vida.

 

1. CEDO DEMAIS

Foi na distribuidora de medicamentos do pai que Eberth aprendeu a ter responsabilidades profissionais. “Os outros irmãos já trabalhavam na empresa e, nas férias, meu pai convocava a mim e ao Douglas para fazer parte da equipe de almoxarifado”. Quando chegou aos 16 anos, Eberth despertou para a área de entretenimento e montou um campeonato de surf como um projeto atrelado à loja de surfwear que tinha no Icapuí. “Esse campeonato se transformou em um grande ícone da década de 1980”. Em seguida vieram festas temáticas, como a Liso Beer Fest, São João do Avesso e Festa Cafona. Foi também nessa época que entraram no movimento de pré e carnaval, bem como no Fortal. “Foi então que começamos a perceber um outro segmento voltado pro pop rock e montamos duas casas. Uma foi o Liso Bar, que fazia parte do bloco e a outra foi a Casa de Engenho, que recebeu grandes nomes da música, como Chico Buarque”. Não satisfeitos, os irmãos entraram no segmento de rádio-difusão e de grandes eventos, como o Verão Coca-Cola. As turnês de bandas de pop rock por todo o Norte e Nordeste vieram em seguida, bem como os festivais de música por quase todos os estados das duas regiões. Atualmente, a D&E Entretenimento mantém uma empresa de estrutura, a Tribox; uma empresa de ingressos online, a Ingressando; e atua com representação e agenciamento de artistas. “Até pouco tempo Gaby Amarantos estava na nossa carteira e também temos Dorgival Dantas, Pé de Ouro e Ítalo e Renno, além da parceria com a A3 Entretenimento, que tem vários outros artistas”.

 

2. LAZER E HOBBIES

Eberth confessa que são poucos os momentos em que consegue não pensar em trabalho. “Eu fico muito feliz mesmo é no momento em que estou com meus filhos. Às vezes estou aqui no escritório à noite e sei que eles já estão em casa, mesmo estando pilhado pra fazer mais coisa, dou uma chegada em casa pelo menos pra brincar com eles um pouco e depois volto pro escritório ou fico trabalhando até mais tarde em casa”. O casal de filhos tem atividades favoritas junto com o pai. Luis adora jogar futebol, já Lissa gosta de brincar de teatro, dançar e ouvir histórias contadas pelo pai. Já quando se trata de hobbies, Eberth ainda é um apaixonado pelo surf que praticava na adolescência no Icapuí e deu início à sua história profissional. “Não sou surfista assíduo, mas deu uma folguinha e o mar não está muito mexido – porque já não tenho tanta remada como antes – dou uma fugida”, conta ele que também adora andar à cavalo.

 

3. ECLETISMO MUSICAL

Além de um prazer, música também é trabalho para Eberth. “Adoro escutar música. Vou do rock ao forró na maior facilidade. Por exemplo, estava outro dia ouvindo Jackson do Pandeiro e recebi de presente de um amigo um CD do Eric Clapton e fui de um pro outro na mesma hora”. Os artistas de diferentes estilos que agencia e aqueles que tem contato por meio dos eventos que organiza tornaram Eberth uma pessoa sem preconceito musical. “Se a música me tocou, não importa nem qual é a nacionalidade dela, mas o que está me trazendo naquele momento”. O empresário diz não preferir um estilo musical específico e que o importante para seu trabalho é estar sempre atento às novidades de qualidade.

 

4. SEGREDO DO SUCESSO

Com “44 anos muito bem resolvidos”, Eberth diz ter nitidamente seus objetivos profissionais e familiares. “Acho que a regra básica é saber onde se quer chegar. É quando você é bem resolvido com a sua família, sabe educar seus filhos, tem um bom relacionamento com a sua esposa e profissionalmente tem que ser do mesmo jeito”. Eberth vê a D&E como uma espécie de guarda-chuva que abriga vários negócios. “Eu e o Douglas, desde meninos, sabemos o que vislumbramos nesse negócio. Entendemos a hora de dar um passo atrás, um passo a frente e hoje temos a convicção de que existe hora pra tudo”, diz Eberth, revelando a fórmula para seu bem-estar e sucesso nos âmbitos profissional e familiar.

 

5. PLANOS

A profissionalização das empresas é um reflexo do mercado competitivo atual e é por esse caminho que Eberth quer levar sua D&E. “Existe uma deficiência muito grande no nosso mercado de bons profissionais. Com isso, já estamos buscando pessoas de fora e, através de um amigo, já solicitamos currículos há algum tempo de profissionais da Europa. Se for conveniente dentro da realidade financeira da empresa, não tenha dúvidas que nós vamos partir pra isso”. O Ceará Music, que deve ter sua 13ª edição realizada este ano, sempre gera expectativa por parte do público e dentro da empresa. “A gente está em fase de finalização de grade. Estamos percebendo a viabilidade em ano de Rock in Rio, que é meio complicado no sentido das ofertas milionárias feitas para as bandas internacionais. Mas a intenção é que façamos o evento que colocou Fortaleza em uma vitrine diferenciada pro Brasil”. Para Eberth, este é o melhor momento da D&E. “É um momento de muita maturidade, de muita união minha e do Douglas, porque não é fácil separar essa coisa de irmão, mas eu diria que é o melhor momento da nossa história”.

 

Isabelle Leal é repórter do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>