[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Perfil | Páginas Azuis | O POVO Online
28/10/2007 - 21h46

Perfil

Valdemar Cabral Caracas nasceu no dia 9 de novembro de 1907, em Pacoti (CE). Com sete anos, sua família veio para Fortaleza. Ainda jovem, ele começou a trabalhar no comércio, nas Lojas Samaritanas. No fim da década de 1920, entrou para a Rede de Viação Cearense (RVC), onde trabalhou como escriturário e foi diretor. No futebol, é considerado um ícone da torcida do Ferroviário, clube que ajudou a fundar, em 1933, e no qual foi técnico e diretor. Foi ainda o primeiro cronista esportivo do Estado, sendo repórter, comentarista e noticiarista da primeira equipe de esportes da Ceará Rádio Clube, no fim da década de 1930, além de correspondente do Jornal do Brasil e do Jornal dos Sports, ambos do Rio de Janeiro. Caracas fundou o Humaytá e foi sócio-fundador do Maguary, embora não tenha feito parte do grupo fundador do clube. Entre 1936 e 1937, foi ainda vereador de Fortaleza. Tem uma filha, quatro netos e um bisneto.

E-mais
Humaytá
O Humaytá Sport Club começou no subúrbio e disputou o Campeonato Cearense entre 1923 e 1925. Não há registro preciso da data de fundação.

Maguary
Fundado no dia 24 de junho de 1924, o Sport Club Maguary foi um dos clubes mais elitizados de Fortaleza, tendo conquistado o Campeonato Cearense em 1929, 1936, 1943 e 1944. O clube paralisou a equipe de futebol em 1945, após perder o tricampeonato. Em 1972, o Maguary voltou ao Campeonato Cearense, mas, em 1975, o clube fechou definitivamente e vendeu a sede social.

Liga Metropolitana de Football
Fundada em 1915, por Alcides Santos, foi a precursora do Campeonato Cearense, lançado em 1920. Os cinco torneios promovidos pela entidade, entre 1915 e 1919, foram vencidos pelo Ceará. O pentacampeonato não é reconhecido pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

Ceará Rádio Clube (PRE-9)
Inaugurada em 28 de agosto de 1931, por iniciativa de João Dummar, pai de Demócrito Dummar, presidente do O POVO, foi a primeira rádio de Fortaleza. Em 24 de dezembro de 1939, tornou-se a primeira emissora a transmitir um jogo do Campeonato Cearense: Estrela do Mar 4x1 Maguary.

Campo do Prado
Inaugurado em 1913, foi o principal estádio de Fortaleza até o surgimento do PV, em 1941. O campo foi reduzido e se encontra hoje no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

BASTIDORES

Valdemar Caracas parece ter boa memória para algumas coisas e ruim para outras. Ele lembrou de datas de oito décadas atrás, citou vários nomes de pessoas do passado, mas esqueceu da entrevista que tinha combinado com o repórter apenas dois dias antes.

O dirigente está com boa saúde. Dizendo-se "independente", ele faz questão de mostrar que se levanta da cadeira sozinho, rejeita ajuda para vestir sua camisa do Ferroviário e diz que não precisa de bengala. No entanto, ele ouve com dificuldade e perdeu parte da visão.

Valdemar Caracas não fala muito sobre a esposa, Anete Brasil Caracas, que morreu em 2006, aos 93 anos. Quando o repórter ameaçou tocar no assunto, a empregada da casa interveio. Mesmo assim, Caracas disse depois que sente saudades de Anete, com quem foi casado durante 72 anos.

Tia de Edilson Brasil Soares, fundador do Colégio 7 de Setembro, a esposa de Caracas era professora. Torcedora ardorosa do Ferroviário, ela sempre ia aos jogos ao lado do marido.

No fim da entrevista, o repórter disse "Para encerrar", seguido da última pergunta. Como Caracas sempre falava algo interessante, o repórter seguia com mais um "Para encerrar...", acompanhado de nova pergunta. Na terceira vez, Caracas não se conteve: "Diabéisso, você sempre diz que vai encerrar e não encerra nunca?". Até a empregada caiu na gargalhada.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>