Foi destaque nacional, na última semana, durante a exibição do programa Globo Repórter, a produção de rosas no Ceará. Como nos orgulha ver que um trabalho desenvolvido há 17 anos transformou a vida de cearenses, pela geração de trabalho e renda. Eu recebi a missão do então governador Tasso Jereissati de conduzir a Secretaria da Agricultura Irrigada do Estado e modernizar a agricultura cearense.
Aceitamos um desafio que para muitos não passava de um sonho, uma ilusão. Afinal de contas, teria o Ceará condições climáticas favoráveis para produzir rosas? Cercamo-nos de uma equipe talentosa e procuramos os melhores técnicos da área para, juntos, iniciarmos uma revolução na agricultura cearense. Foi uma combinação de vontade política, tecnologia, trabalho, cooperação da iniciativa privada e investimentos.
Hoje, colhemos o que plantamos. Em 1999, o Ceará tinha 25 hectares dedicados a este setor, gerando 219 empregos diretos. Passamos para 400 ha e garantimos 3.961 empregos no campo, transformando o Ceará em um expressivo produtor de rosas do Brasil. A expansão da floricultura tem permitido receitas de R$ 248 milhões. É um mercado que muito se desenvolveu e que ainda tem muito para crescer e dar orgulho aos cearenses.
Alcançamos os principais mercados internacionais pela qualidade dos nossos produtos. Conseguimos transformar nosso causticante sol em riqueza. O sol sempre foi nosso aliado, porque produz a fotossíntese necessária para alavancar a produção das rosas. Se hoje somos destaque no cultivo e exportação de frutas e flores, poderemos descobrir um novo horizonte na produção de hortaliças. Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é uma realidade, já dizia o poema.
Obrigado a todos que acreditaram que seríamos capazes de transformar o Ceará, um Estado pobre do semiárido nordestino, na maior plantação de rosas do Brasil. Para fazer transformações, é preciso vontade política, coragem e decisão. Se seguirmos nessa linha, ainda há um grande potencial a ser explorado nas frutas, flores e hortaliças, podendo gerar milhares de empregos no interior. Basta que haja um renovado apoio governamental.
Carlos Matos
carlos.matos@al.ce.gov.brDeputado estadual (PSDB)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016