[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Batalhas trans | Opinião | O POVO Online
ARTIGO 15/01/2016

Batalhas trans

notícia 0 comentários

No início da década de 1990, algumas travestis reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro e fundaram a Astral, a primeira associação de travestis do Brasil. Pouco mais de uma década depois, travestis cearenses como Janaina Dutra, Thina Rodrigues e Paula Costa também seguiram as trilhas do associativismo e criaram a ATRAC, coletivo trans pioneiro na capital cearense.

A militância em associações e ONGs inaugurava um novo momento nas batalhas trans (travestis e transexuais) contra os preconceitos e pela conquista de direitos no País.

Do surgimento desses coletivos aos dias atuais, as reivindicações e estratégias políticas trans vêm se modificando. Se o combate à violência policial e ao estigma provocado pela vinculação entre “homossexualismo” (sic), travestis e criminalidade marcou a luta da primeira geração de ativistas trans, nos últimos anos, as suas batalhas se ampliaram.

Dialogando com uma perspectiva de interseccionalidade entre direitos humanos e questões de gênero, o movimento trans passou a pautar o direito à educação, ao trabalho e à saúde, por exemplo, fortalecendo o discurso pelo reconhecimento social de suas identidades, simbolizado pela reivindicação ao uso do nome social e à despatologização de suas experiências.

A história recente do Brasil aponta para importantes conquistas políticas, acadêmicas e sociais logradas pelas pessoas trans. Estas mudanças revelam a importância dos sujeitos e movimentos trans na luta histórica e extremamente atual contra os estigmas que ainda hoje impactam negativamente a vida de milhares de travestis e transexuais.

Datas como o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro) apontam que, graças às batalhas de uma geração que ousou politizar seu corpo e seus afetos, a sociedade brasileira tem se transformado - não sem resistência - rumo ao alcance da cidadania trans. Atentemos.

Dediane Souza

dediane.souza@gmail.com

Membro da Coordenação do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab)

 

Elias F. Veras

eliashistoria@yahoo.com.br

Historiador

> TAGS: trans batalhas
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>