[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O CIC na história do Ceará | Opinião | O POVO Online
artigo 24/05/2015

O CIC na história do Ceará

"Nos anos 1980, a crise fiscal e da dívida externa liquidou com a política regional"
notícia 0 comentários
Compartilhar

O Centro Industrial do Ceará (CIC) tornou-se conhecido nacionalmente pela ousadia de jovens empresários que, nos anos 1980, transpuseram os limites da representação empresarial e ingressaram no campo político-partidário.

 

Assim é que, dos seus quadros, surgiu governador, ministro, senador e deputado federal com destacada presença no cenário político do país.

 

O CIC tem longa história. De autoria do articulista, com a colaboração da jornalista Suzete Nocrato, será lançada em 11 de junho próximo, na Casa da Indústria, a publicação Centro Industrial do Ceará – CIC: 95 anos pelo desenvolvimento da indústria e do Estado do Ceará.
Trata-se de iniciativa do seu atual presidente, José Dias de Vasconcelos, que consiste no balanço histórico dos 95 anos da entidade.

 

Pois bem, em 1919, quando o CIC nasceu, a indústria no Ceará resumia-se a poucas unidades voltadas para o processamento de matérias-primas locais, como têxtil, óleos vegetais, couros e peles, entre outras.

 

O grande impulso ocorreu no começo dos anos 1960, graças ao sistema de incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, combinado com o apoio creditício do Banco do Nordeste e outros estímulos oferecidos pelo governo estadual.

 

Nos anos 1980, a crise fiscal e da dívida externa liquidou com a política regional. Diante dessa realidade, não restou ao Ceará, como a outros Estados do Nordeste, senão valer-se dos incentivos do ICMS para atrair investimentos privados.

 

Assim, nos últimos 50 anos, construiu-se um parque industrial de perfil tradicional, mas já se observam mudanças estruturais importantes, que se irradiarão por todo o território estadual, a partir, por exemplo, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém–CIPP, com plantas como a Companhia Siderúrgica do Pecém–CSP e outras mais, que, em futuro próximo, aproveitando localização geográfica privilegiada em relação aos mercados interno e externo, serão ali implantadas.

 

Durante todo esse processo, e de forma mais pronunciada a partir de 1978, quando jovens empresários assumiram a sua direção, o CIC, em sucessivas gestões, entendeu que a roda dentada da indústria é o centro dinâmico da economia, mas para que aconteça o desenvolvimento ela tem de estar ligada a outras engrenagens.

 

Dessa forma, é recorrente na pauta do CIC a necessidade de se viver sob o regime democrático; de se resolver a questão nordestina; de se combater sistematicamente a pobreza e a miséria; de se avançar na educação formal e na qualificação profissional; de se lutar por uma cultura de paz; de se investir na ciência, tecnologia e inovação e, da mesma forma, em recursos hídricos, energias renováveis, transportes, logística e telecomunicações; e, last but not least, de se eleger governos sérios, empreendedores, devotados ao interesse público.

 

Em suma, a retrospectiva relevou um CIC múltiplo e inovador, cuja atuação sempre transcendeu o econômico-corporativo, contribuindo com ações concretas para o desenvolvimento do Estado do Ceará.

 

Cláudio Ferreira Lima
claudiofl@secrel.com.br
Economista 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>