[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Agência da ONU propõe insetos como opção para alimentação humana | Mundo | O POVO Online
Opção 14/05/2013

Agência da ONU propõe insetos como opção para alimentação humana

Cerca de 900 espécies de insetos são comestíveis. Dois bilhões de pessoas em culturas tradicionais já os consomem, inclusive no México
LIA DE PAULA, EM 17/04/2007
Segundo a FAO, insetos são "deliciosos" e "uma fonte rica de proteínas e minerais"
Compartilhar

“Comer insetos” para reforçar a segurança alimentar: Esta é a orientação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que lançou ontem, em Roma, um programa para incentivar a criação em larga escala de insetos, alimento rico em nutrientes, de baixo custo, ecológico e “delicioso”. Dois bilhões de pessoas em culturas tradicionais já os consomem. Mas o potencial de abastecimento é muito maior, considera a FAO.

 

“Nossa mensagem é: comer insetos, os insetos são abundantes, eles são uma rica fonte de proteínas e minerais”, declarou Eva Ursula Müller, diretora do Departamento de Política Econômica Florestal. Os trilhões de insetos, que se reproduzem sem parar na terra, no ar e na água, “apresentam maiores taxas de crescimento e conversão alimentar alta e um baixo impacto sobre o meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida”, defendem os especialistas.


De acordo com seus cálculos, cerca de 900 espécies de insetos são comestíveis. A FAO enumera os benefícios da produção de insetos em larga escala: são necessários dois quilos de ração para produzir um kg de insetos, enquanto o gado requer oito kg de alimento para produzir um kg de carne. Além disso, os insetos “são nutritivos, com um elevado teor de proteínas, gorduras e minerais” e “podem ser consumidos inteiros ou em pó e incorporados noutros alimentos”.


A criação de insetos é simples, pois pode ser feita a partir de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos, e também a partir de compostos e estrume. Os insetos são extremamente ecológicos: usam muito menos água e produzem menos gases do efeito estufa do que o gado. O consumo de insetos, chamado de entomofagia, já é difundido e praticado há muito tempo entre culturas tradicionais em regiões da África, Ásia e América Latina.


“Um terço da população mundial come insetos e isso é porque eles são deliciosos e nutritivos”, ressaltou Eva. “Insetos são vendidos nos mercados de Kinshasa (capital do Congo ex-Zaire), nos da Tailândia ou em Chiapas, no México, e eles começam a aparecer nos menus de restaurantes na Europa”, argumentou.


Alguns criadores começaram a usar os insetos como ingredientes alimentares, incluindo na aquicultura e na criação de aves. De acordo com Eva, os insetos oferecem muito mais do que apenas nutrição. Eles também são usados para dar cor e formam uma das bases da medicina tradicional em muitos países. Para garantir a nutrição dos animais, os insetos são suscetíveis de proporcionar um complemento a outros recursos utilizados como soja e farinha de peixe. (das agências de notícias).

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Outro argumento a favor da criação de insetos é que eles “podem ser colhidos em seu estado natural, cultivados, processados e vendidos pelos mais pobres da sociedade, como as mulheres e agricultores sem-terra”.

> TAGS: onu fao alimentos
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>