[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Futebol, paixão e violência | Jornal do Leitor | O POVO Online
Artigo 22/01/2013

Futebol, paixão e violência

Compartilhar

 

Luiz Carlos Mota da Silva

Professor da Rede Municipal de Fortaleza

Na cultura brasileira, o futebol é definido como paixão nacional. Ver o time jogar, significa felicidade. Se a vitória acontecer, ótimo; o final de semana é perfeito. Porém, se o time da nossa paixão perde, procuramos encontrar um motivo para justificar a derrota. O grito que usamos para explodir em êxtase cura-nos do estresse e resgata-nos a auto-estima. O futebol tá no sangue, tá no coração.


No momento mágico que gritamos: Gol, Gol p..., todos se tornam irmãos, independentemente de classe social, credo e cor. A comunidade ali presente, que ama o mesmo time se torna uma única família. A família Alviverde, tricolor, rubro-negra, entre outras, tem uma só paixão, o seu time.


Nada justifica a violência. Se perdermos, como seres racionais que somos, devemos controlar os nossos sentimentos e lembrarmos que a vida continua. Se um time ganha, o outro perde. Se uma torcida está feliz é porque outra está triste.


O campeonato brasileiro é um dos mais equilibrados, se não o mais difícil do mundo. Em contrapartida, não podemos dispor de uma das piores arbitragens da atualidade. Quando necessário, órgãos como o Ministério Público devem ser acionados para intervenções nas federações, permitindo ao torcedor acompanhar de perto a administração do seu time. Cabe a imprensa cobrar transparência, honestidade e lisura, fatores que ajudam a resgatar a credibilidade das instituições esportivas.


É necessário um pacto nacional para trazer de volta a segurança, a paz e a alegria no interior dos estádios. Basta de brigas e guerras entre torcidas, de mortes.


O futebol brasileiro e seus torcedores não merecem tal castigo. Quanto maior o respeito em relação ao futebol e seus admiradores, maior a chance de um cordial convívio entre as diferentes torcidas que ajudam a colorir os nossos finais de semana. Como consequência, teremos um Brasil mais alegre, solidário e feliz.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>