[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Porteiras, 57 anos de história | Jornal do Leitor | O POVO Online
Artigo 27/03/2012 - 01h30

Porteiras, 57 anos de história

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Localizado ao sul do Estado do Ceará, na Região do Cariri, cercado pela natureza exuberante da Chapada do Araripe, encontra-se o município de Porteiras que já foi centro de passagem de Lampião e morada de Chico Chicote.

 

Os mais velhos contam que a origem de Porteiras data do século XVIII, e que o município já foi uma grande lagoa chamada de Ariosa. Agricultores daquela época colocaram duas porteiras, uma na entrada do terreno e outra na saída, passando a chamá-las de Porteira de Fora e Porteira de Dentro.Dessa forma, o primeiro nome dado ao município foi Porteiras. Em 1920 foi chamado de Conceição do Cariri. Só em 1938, voltou a ser chamado de Porteiras, permanecendo até hoje.


Em 1927 Porteiras foi passagem de Lampião e seu bando de cangaceiros que iriam para a cidade de Juazeiro do Norte. Neste mesmo ano aconteceu uma grande batalha em Porteiras, conhecida como tragédia das guaribas. O ataque era a casa do Cel. Chico Chicote, descrito por Antonio Teixeira Leite, ex-delegado de Porteiras, como homem valente e destemido. A batalha começou no dia 1º de fevereiro e só terminou no dia seguinte com a morte de Chico Chicote.


Uma das festas mais importantes e tradicionais de Porteiras é a festa da Coroação de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia 31 de maio de cada ano. A primeira coroação aconteceu em 1934, realizada pela professora Maria do Carmo Simplício, a mesma foi homenageada em 2005 com a criação da Biblioteca Pública Municipal Prof. Maria do Carmo Simplício.


Neste dia 25 de março de 2012 o município completou 57 anos de história, e para se comemorar essa data tão importante, aconteceu entre os dia 21 e 25 de março uma serie de atividades, com uma programação diversificada, com torneios de futebol, inaugurações de espaços, jornada para a juventude, palestras, festa da Feliz Idade, concurso de pintura, maratonas, missa em Ação de Graças pelos 57 anos de Emancipação Política de Porteiras, finalizando com show musical.


Porteiras é assim, simples e acolhedora, e que recebe todos os seus visitantes de braços abertos.

 

Daniel Alberto Figueiredo

E.E.F. Nossa Senhora da Conceição

Porteiras-CE

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>