[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A maior palavra da Língua Portuguesa | Jornal do Leitor | O POVO Online
Artigo 13/03/2012 - 01h30

A maior palavra da Língua Portuguesa

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

A lua estava linda. Liguei para algumas amigas e, com a simples intenção de desfrutar as correntes águas frias e o agradável clima da Serra da Meruoca, convidei-as para dar uma volta. Passei a noite espirrando. Por um momento fiquei aflito, pois pensei tratar-se de alergia à mulher.

 

Felizmente os espirros cessaram. No entanto, na manhã seguinte acordei com fortes dores nas costas e no peito. Após alguns dias, uma estranha tosse inquietava-me. Sentia-me sufocado. Minha garganta doía muito, minhas narinas estavam obstruídas. As dores no ouvido e na cabeça faziam-me correr feito louco.


Desesperado, procurei um especialista clínico que cuidasse das vias respiratórias. Após uma breve ausculta e algumas perguntas de praxe, o médico, não querendo arriscar o diagnóstico, e não poderia ser diferente, receitou-me inúmeros antibióticos e, como suspeitava ser tuberculose, requisitou vários exames e radiografias.


Tudo foi analisado: pulmão, caixa torácica, brônquios, laringe, faringe, nariz, ouvidos, cabeça, “galhas”, etc. Fiz, inclusive, alguns testes especiais para verificar se eu era alérgico a algo diferente. Felizmente no quesito “mulher” deu tudo OK.


Depois de gastar uma fortuna, e não obter resultado satisfatório, fui pedir ajuda a um velho amigo, o professor Quaresma, asmático, amante da língua portuguesa e inimigo dos fumantes. Após observar todas as radiografias e ultra-sons que eu havia tirado, todos os exames laboratoriais a que eu havia me submetido, e todas as receitas que aquele doutor havia me recomendado, disse-me que eu estava sendo enganado por um charlatão (falso médico), e concluiu categoricamente:


Seu médico é um:...Pseudobroncotisiopneumoalergotorrinolaringologista.


Posso não ter ficado totalmente recuperado das vias respiratórias, mas descobri a maior palavra que já ouvi em toda minha vida.


Ao sair, agradeci ao professor Quaresma o mel com própolis e eucalipto por ele indicado e hoje estou aqui são e salvo, rodeado de mulheres, pronto para contar outra inacreditável aventura.


Ficou mais curioso?


Pergunte a um médico de sua confiança o que faz um: Pneumologista; Broncopneumologista; Tisiologista; Tisiopneumologista; Alergologista; Otorrinolsaringologista; Alergotorrinolaringologista.?

 

Wagner Quaresma

falecom@quaresmatjce.com

Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>