[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Falta manutenção em espigões e Ponte dos Ingleses na Praia de Iracema | Fortaleza | O POVO Online
Praia de Iracema 28/02/2013

Falta manutenção em espigões e Ponte dos Ingleses na Praia de Iracema

Pontos turísticos da Capital, os espigões da Praia de Iracema e a Ponte dos Ingleses precisam de reparos. Na ponte, maior reclamação de frequentadores é a falta de utilização dos quiosques, que estão vazios
FOTO: ANDRÉ SALGADO
No espigão da João Cordeiro, que ainda nem foi inaugurado oficialmente, parte da luminária foi arrancada
Compartilhar

 

A beleza do cenário ninguém discute. Porque o pôr do sol e o ir e vir das ondas na Praia de Iracema são espetáculos bonitos por natureza - especialmente nos fins de tarde. Problemas têm os “camarotes” que o homem fez para observar a beleza natural. Feitos ou recuperados há menos de três anos, os espigões da avenida Rui Barbosa e da rua João Cordeiro e a Ponte dos Ingleses sofrem com o desamor de alguns frequentadores e a falta de manutenção.


No mais recente equipamento feito pela Prefeitura de Fortaleza, o espigão da João Cordeiro, sobram pichações e faltam algumas das lâmpadas postas ao longo do braço de pedra que entra 640 metros mar adentro. O espaço, parte de um pacote de intervenções na Praia de Iracema, chegou a ter inauguração agendada em dezembro último pela então prefeita Luizianne Lins (PT), mas a abertura acabou cancelada e nunca mais foi marcada.


As pichações não surpreenderam as turistas cariocas Francisca de Oliveira, 64, e Shirley Paiva, 32. Mãe e filha passeavam pelo espigão no último sábado e perceberam que os problemas que enfeiam a Cidade Maravilhosa estão em Fortaleza também. “Pensei que isso não tinha aqui, mas vi que tem também. Chama a atenção não ter uma fiscalização”, lamentava Shirley.


Os irmãos João Henrique, 28, e Davi Moura, 27, aproveitaram o cenário do espigão para fotos no entardecer e reconheceram: falta cuidado de quem frequenta o lugar. “É gente que não tem educação e usa de maneira inadequada”, diz Davi, que indica serem poucas as lixeiras do espigão para o “volume de pessoas” passando por ali. Para João Henrique, a falta de seguranças circulando pelo espigão também é problema. “Podiam colocar guarda municipal aqui andando, não parados”, sugere. Quando O POVO esteve no local, havia três guardas no calçadão em frente ao acesso ao espigão.


No outro espigão da praia, o da Rui Barbosa, a técnica em informática Luciane de Almeida, 32, sugere que as lixeiras ganhem tampas. “Porque é muito vento”, explica. Ela diz ter visto muito lixo no mar porque o vento carrega a sujeira. Além disso, Luciane citou que faltavam lâmpadas em alguns dos postes.


Morador da região, o representante comercial Fábio Oliveira, 60, citou nunca ter visto manutenção da área, mas destacou se sentir mais tranquilo no espigão da Rui Barbosa que no da João Cordeiro - “lá tem mais gente diferente”, tentou se explicar.


Ausência sentida


Já na Ponte dos Ingleses, o problema apontado por frequentadores não é tanto o que já existe: é o vazio dos quiosques ao longo da ponte que incomoda. A dona de casa Inês Vieira, 54, mora em São Paulo e lembrou que, na última vez que esteve em Fortaleza, comprou cartões postais num dos comércios que funcionava ali. O cunhado dela, Francisco Duarte, 58, reforça a ausência. “Muita gente reclama que não tem mais. Antes de fechar (para a reforma) tinha sorveteria, restaurante”, recorda-se.


Segundo a Secretaria Executiva Regional (SER) II, está sendo feito “um diagnóstico sobre os reparos necessários nos espigões urbanizados da Praia de Iracema”. Após isso, que não tem data de término, a manutenção deve começar.


Já a Secretaria do Turismo do Estado (Setur-CE), responsável pela Ponte dos Ingleses, informa que “até meados de março” deve haver uma “definição” sobre a ocupação dos quiosques. No mesmo prazo, os banheiros devem ser reabertos. Segundo a assessoria da Setur-CE, eles foram danificados na última ressaca do mar.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


A Praia de Iracema é ponto turístico muito frequentado por turistas. Além disso, a beleza da área convida o próprio fortalezense a curtir a Cidade. Por isso, os espigões e a Ponte dos Ingleses precisam de manutenção frequente.

 

Saiba mais

 

A Ponte dos Ingleses ficou fechada para reforma entre junho de 2011 e julho de 2012. A recuperação foi executada pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Entre outras medidas, foram trocadas as madeiras da mureta e do piso, houve nova pintura e recuperação dos quiosques. A obra custou cerca de R$ 371 mil.

 

Já o espigão da João Cordeiro foi construído pela Prefeitura de Fortaleza. São 640 metros de comprimento e o guarda-corpo foi pintado com esmalte sintético, o que protegeria a madeira da maresia. A obra custou mais de R$ 1,7 milhão.

 

O espigão da Rui Barbosa foi urbanizado em 2011. Antes da inauguração, já sofria com ações de vandalismo.

 

A guarda municipal tem posto permanente na Praia de Iracema, como O POVO mostrou em 8/2. A área tem também PMs do batalhão turístico.

 

Compartilhar
espaço do leitor
PLUTARCO 01/03/2013 06:54
ninguem resolve este problemas de limpeza np terminal da lagoa no piso superiro,aqui denunciado centenas de vezes,na emlurb está acéfala,e quando mandam mandam uma mulher,militante do PT,uma tal de Regina.Obrigado,plutarco
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PLUTARCO 01/03/2013 06:52
os garis,da EMLURB, não querem usar uniforme,pois assim os identificam cobrando propina dos permissionário no pisso do terminal da lagoa,parangaba.Entrou uma chefe das antigas,gente do PT, cheia de moral e abrigado os GARIS,em sua sala assistindo todo TV.ESTOU FALANDO DA EMLURB.Obrigad
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PLUTARCO 01/03/2013 06:48
será que ninguem vai resolver a falta de limpeza no terminal da lagoa na parangaba,chega chefe e o chefe nada faz,continua os garis na sala do chefe assistindo TV,mais descarectirizados,sem uniformes,e cobrando propina dos permissionario no piso superior,estes garis são funcionário DA EMLURB DISSE
Este comentário é inapropriado?Denuncie
WAGNER CASTRO 28/02/2013 12:27
ENFIM,A 'P.I' COMO COSTUMAM CHAMAR ESTÁ AOS CUIDADOS DOS CONSTANTES FURTOS SEGUIDOS DE AGRESSÃO POR CONTA DOS 'COITADINHOS' QUE MORAM PRINCIPALMENTE NO POÇO DA DRAGA OU COMO CHAMAM 'BAIXA PAU' COMUNIDADE ESSA HOJE DEGRADADA POR TAIS E SEM + SOLUÇAO. PERDEU-SE AS ORIGENS.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
WAGNER CASTRO 28/02/2013 12:24
ENFIM,A 'P.I' COMO COSTUMAM CHAMAR ESTÁ AOS CUIDADOS DOS CONSTANTES FURTOS SEGUIDOS DE AGRESSÃO POR CONTA DOS 'BICHINHOS' QUE MORAM PRINCIPALMENTE NO POÇO DA DRAGA OU COMO CHAMAM 'BAIXA PAU' COMUNIDADE ESSA HOJE DEGRADADA POR TAIS E SEM + SOLUÇAO. PERDEU-SE AS ORIGENS.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
7
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>