[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Motoristas desrespeitam faixas preferenciais para ônibus | Fortaleza | O POVO Online
Bezerra 14/08/2012

Motoristas desrespeitam faixas preferenciais para ônibus

No primeiro dia de funcionamento do Serviço Rápido de Ônibus, na avenida Bezerra de Menezes, houve desinformação, engarrafamento e colisão. Fiscais da Etufor e da AMC orientavam os usuários
FOTOS EDIMAR SOARES
Na manhã de ontem, muitos motoristas ignoravam a linha contínua de cor azulque separava as duas faixas preferenciais
Compartilhar

Nas primeiras horas de funcionamento do Bus Rapid Service (BRS) - ou Serviço Rápido de Ônibus -, ontem na avenida Bezerra de Menezes, houve engarrafamento, colisão entre um carro e um ônibus, confusão entre motoristas estressados, além de desrespeito às faixas exclusivas por parte de condutores de motos, caminhões e carros.

 

O POVO circulou ao longo da via na manhã de ontem e observou a formação de grandes filas de carros no sentido Antônio Bezerra/Centro. Para fugir do trânsito, alguns veículos fizeram uso das duas faixas preferenciais, realizando ultrapassagem pela direita. A mudança passou a vigorar ontem em duas das quatro faixas de tráfego da via, que agora são para a circulação preferencial de ônibus, vans e táxis com passageiros.


Os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento que tenha estacionamento recuado ou tiverem que fazer conversões à direita, devendo o condutor percorrer, no máximo, 100 metros. A distância equivale a um quarteirão.


Na manhã de ontem, os motoristas ignoravam a linha contínua de cor azul que separava as duas faixas exclusivas. Quando passava pela parada de ônibus, um coletivo lotado tentou entrar na faixa mais próxima da parada para apanhar um usuário, mas colidiu com um carro. “Essa é uma mudança infeliz. A população não vai se adaptar”, desabafou o motorista, que pediu para não ter o nome revelado. A condutora do carro disse desconhecer a exclusividade das faixas, embora trafegue diariamente pela avenida.


O primeiro dia de BRS contou com a orientação de um efetivo de dez agentes da Autarquia Municipal de de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e 216 fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que se revezavam nos três turnos. O fiscal da Etufor, Vilamar, que informava usuários de ônibus, minimizou as dificuldades, sugerindo que os motoristas aprendam “um pouquinho de legislação”.


Segundo Ademar Gondim, presidente da Etufor, essa fase é de conscientização da população. Serão avaliadas também as vias transversais que estão engarrafando. Ele admitiu a possibilidade de alterar o fluxo de ruas que são mão dupla, transformando-as em sentido único.


Ainda de acordo com Ademar, está sendo avaliada uma alternativa aos mototaxistas, considerados pelo órgão como transporte individual. “O mototáxi não transporta mais de um passageiro. Além disso, tem risco de acidente quando coloca junto de ônibus. O mototáxi não está previsto ainda. Pode até ser que seja permitido realizar embarque e desembarque, mas se for bem rápido”, afirmou.

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


Esta é só a primeira das faixas preferenciais que serão implantadas pela Prefeitura. A ideia é que todos os demais corredores (Antônio Bezerra-Messejana, Lagoa-Centro, Leste-Oeste-Centro e Messejana-Centro) também tenham faixas preferenciais para ampliar a facilidade de deslocamento em toda a cidade.

 

Serviço

 

Para mais informações sobre o BRs:

Etufor: 3452 9205

 

Tira-dúvidas


1. Os motoristas que desrespeitarem as regras do BRS serão imediatamente multados?

Não. O sistema iniciou ontem a fase de teste, ainda inicial, em caráter educativo. Ainda não há uma data marcada para o início das multas nem definição do valor delas.

 

2. O sistema vigora 24 horas em todos os dias da semana?

Não. Apenas em dias úteis, entre 5h e 21 horas, e aos sábados, das 5h às 16 horas.

 

3. O que são as paradas seletivas e como vão funcionar?

As linhas de ônibus e vans estão divididas em três grupos: BRS-FOR 1, BRS-FOR 2 e BRS-FOR 3. A identificação está no para-brisa dos coletivos e nas paradas de ônibus.  

 

4. Como motorista de carro particular, como vou saber que trafeguei 100 metros antes de fazer uma conversão ou entrar em um estabelecimento?

O condutor deve calcular a distância de um quarteirão antes de realizar a mudança para a faixa exclusiva.

 

FONTE: Etufor

Juliana Diógenes
Compartilhar
espaço do leitor
DARLAN 14/08/2012 23:38
TA TUDO ERRADO MESMO!SÓ HOJE EU VI DUAS COLISÕES E UM ATROPELAMENTO.É preciso não esquecer que a maioria das medidas de preferência para os ônibus,penaliza de algum modo o restante do tráfego, não devendo ser adotadas a não ser quando se possa ter certeza dos beneficios para a população.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marcos 14/08/2012 16:21
Juarez, vc está equivocado funciona sim, agora se os motoristas não tem educação é outra coisa, com essa mudança os donos de carros poderiam usar o transporte publica que chegariam aos seus destinos mais rapido.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Juarez Fernandes De Lima Filho 14/08/2012 16:03
Ta tudo errado ai no transito. Essas faixas de ônibus era pra estar no lado esquerdo e com ônibus especiais com portas para o lado esquerdo e só 1 faixa e para ônibus. Da forma que se encontra a chance de acontecer um acidente é grande, sem contar que não funcional. Totalmente errado!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>