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Nas primeiras horas de funcionamento do Bus Rapid Service (BRS) - ou Serviço Rápido de Ônibus -, ontem na avenida Bezerra de Menezes, houve engarrafamento, colisão entre um carro e um ônibus, confusão entre motoristas estressados, além de desrespeito às faixas exclusivas por parte de condutores de motos, caminhões e carros.
O POVO circulou ao longo da via na manhã de ontem e observou a formação de grandes filas de carros no sentido Antônio Bezerra/Centro. Para fugir do trânsito, alguns veículos fizeram uso das duas faixas preferenciais, realizando ultrapassagem pela direita. A mudança passou a vigorar ontem em duas das quatro faixas de tráfego da via, que agora são para a circulação preferencial de ônibus, vans e táxis com passageiros.
Os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento que tenha estacionamento recuado ou tiverem que fazer conversões à direita, devendo o condutor percorrer, no máximo, 100 metros. A distância equivale a um quarteirão.
Na manhã de ontem, os motoristas ignoravam a linha contínua de cor azul que separava as duas faixas exclusivas. Quando passava pela parada de ônibus, um coletivo lotado tentou entrar na faixa mais próxima da parada para apanhar um usuário, mas colidiu com um carro. “Essa é uma mudança infeliz. A população não vai se adaptar”, desabafou o motorista, que pediu para não ter o nome revelado. A condutora do carro disse desconhecer a exclusividade das faixas, embora trafegue diariamente pela avenida.
O primeiro dia de BRS contou com a orientação de um efetivo de dez agentes da Autarquia Municipal de de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e 216 fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que se revezavam nos três turnos. O fiscal da Etufor, Vilamar, que informava usuários de ônibus, minimizou as dificuldades, sugerindo que os motoristas aprendam “um pouquinho de legislação”.
Segundo Ademar Gondim, presidente da Etufor, essa fase é de conscientização da população. Serão avaliadas também as vias transversais que estão engarrafando. Ele admitiu a possibilidade de alterar o fluxo de ruas que são mão dupla, transformando-as em sentido único.
Ainda de acordo com Ademar, está sendo avaliada uma alternativa aos mototaxistas, considerados pelo órgão como transporte individual. “O mototáxi não transporta mais de um passageiro. Além disso, tem risco de acidente quando coloca junto de ônibus. O mototáxi não está previsto ainda. Pode até ser que seja permitido realizar embarque e desembarque, mas se for bem rápido”, afirmou.
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
Esta é só a primeira das faixas preferenciais que serão implantadas pela Prefeitura. A ideia é que todos os demais corredores (Antônio Bezerra-Messejana, Lagoa-Centro, Leste-Oeste-Centro e Messejana-Centro) também tenham faixas preferenciais para ampliar a facilidade de deslocamento em toda a cidade.
Serviço
Para mais informações sobre o BRs:
Etufor: 3452 9205
Tira-dúvidas
1. Os motoristas que desrespeitarem as regras do BRS serão imediatamente multados?
Não. O sistema iniciou ontem a fase de teste, ainda inicial, em caráter educativo. Ainda não há uma data marcada para o início das multas nem definição do valor delas.2. O sistema vigora 24 horas em todos os dias da semana?
Não. Apenas em dias úteis, entre 5h e 21 horas, e aos sábados, das 5h às 16 horas.
3. O que são as paradas seletivas e como vão funcionar?
As linhas de ônibus e vans estão divididas em três grupos: BRS-FOR 1, BRS-FOR 2 e BRS-FOR 3. A identificação está no para-brisa dos coletivos e nas paradas de ônibus.
4. Como motorista de carro particular, como vou saber que trafeguei 100 metros antes de fazer uma conversão ou entrar em um estabelecimento?
O condutor deve calcular a distância de um quarteirão antes de realizar a mudança para a faixa exclusiva.
FONTE: Etufor
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