[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
A voz mansa e pausada é um indicativo de que experiência não falta. Essa mesma voz faz questão de contar cada detalhe da carreira. Com 46 anos e mais de 30 dedicados ao vôlei, Franco se retirou das quadras em abril deste ano. Conquistas não faltaram ao agora ex-jogador. Foram dois títulos do Circuito Mundial, quatro do Circuito Brasileiro, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg (Canadá) em 1999, dentre outros.
Com tanto tempo vivendo o vôlei de praia, a decisão de parar não foi das mais fáceis e Franco ainda tenta se acostumar com a nova vida. Morando no Rio de Janeiro, o ex-atleta não se desvencilhou completamente do esporte que tanto ama e ajudou a popularizar no Brasil nos anos 90.
Ele hoje trabalha em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) na organização do Campeonato Brasileiro de Seleções nas categorias sub-19 e sub-21, além de fazer uma pós-graduação em marketing esportivo.
“Planejo no futuro trabalhar com treinamento de categorias de base. Errei muito durante minha carreira por não ter referência. Quero dar esses conselhos aos que estão começando. Quero sair pelo Brasil dando palestras para que as pessoas vejam que o esporte é uma ferramenta importante”, explica.
A vida na capital fluminense não tira de Franco o desejo de um dia voltar a Fortaleza, mas o ex-atleta diz não acreditar que um retorno à cidade onde nasceu e cresceu aconteça em um futuro próximo.
“Tenho um carinho enorme por Fortaleza. Levanto a bandeira cearense por onde vou. Infelizmente, as condições do esporte no Estado ainda são muito precárias. Espero voltar para Fortaleza. Só faz sentido voltar se houver convite”, afirma Franco, sobre um eventual chamado para trabalhar com esporte no Ceará.
Falta a despedida
Se não for para trabalhar, Franco sonha em, pelo menos, retornar à terra natal para uma festa de despedida. “Não tive uma festa de despedida. Tenho vontade realizar uma em Fortaleza, seria um sonho. Um jogo-exibição mesmo. Falta só quem organize”, desafia.
Atualmente Franco trabalha em parceria com a CBV na organização do Campeonato Brasileiro de Seleções sub-19 e sub-21
O encerramento da carreira de Franco foi em abril, quando foi homenageado no Circuito de Vôlei de Praia em Brasília
16
É o número de vitórias de Franco no Circuito Mundial, fazendo dupla com Roberto Lopes, Harley Marques, Tande e Pedro Cunha
Títulos de Franco
Duas vezes campeão do Circuito Mundial (1993 e 1995)
Medalha de Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá) em 1999
Quatro vezes Campeão do Circuito Banco do Brasil (1993, 1999, 2004 e 2007)
Jogador mais inspirador do Circuito Mundial pela FIVB (2006 e 2007)
Personalidade do Ano pela FIVB (2007)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016