[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará se destaca no crescimento do Nordeste | Economia | O POVO Online
RANKING 03/08/2015

Ceará se destaca no crescimento do Nordeste

notícia 0 comentários
Compartilhar

No Ranking do Setor Atacadista e Distribuidor (Abad/Nielsen) do ano passado o Nordeste cresce acima da média nacional, com destaque para o Ceará, que apresentou o melhor resultado da região: 14,1%.

 

A amostra pesquisada pelo Ranking corresponde a 42% do faturamento do setor em todo o Brasil e é um indicador do consumo realizado no pequeno varejo mercearil independente (não pertencente às grandes redes) e nos pequenos e médios supermercados (de 4 a 19 checkouts), abastecidos pelo setor atacadista e distribuidor.


Dos 527 respondentes da pesquisa do Ranking deste ano, 204 são empresas nordestinas (39% do total), com destaque para os estados do Piauí (47 empresas), Bahia (39), Ceará (23), Sergipe (23), Paraíba (20), Alagoas (16) e Pernambuco (15).


A análise da Abad no último ranking é que os números refletem as mudanças nos hábitos do consumidor e acentuam a diferença no ritmo da economia entre as grandes cidades e as cidades médias do interior do País. O estudo do Ranking mostra que o consumo nas capitais, em especial no Sudeste, cresce em ritmo bem menor do que aquele observado no interior e nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Essas regiões são formadas principalmente por cidades de médio porte e concentram as redes médias de atacadistas e distribuidores, de alcance regional. Acompanhando a tendência, as redes regionais de supermercados também crescem no Nordeste e no Centro-Oeste duas vezes mais do que as grandes.


A Abad também analisa que neste momento de crise econômica, inflação alta e crédito escasso, além de desemprego no horizonte, o consumidor está ainda mais cauteloso. Está fazendo compras do mês no autosserviço, buscando fugir da inflação, e compras de reposição nas lojas de vizinhança, conforme mostram os números. Essa tendência se reflete no crescimento do chamado atacarejo, mas também do atacadista ou distribuidor que abastece o pequeno varejo.

> TAGS: abad
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia