[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sem Fies, alunos deixarão a faculdade | Economia | O POVO Online
INCERTEZAS 06/03/2015

Sem Fies, alunos deixarão a faculdade

Estudantes temem ter que deixar a faculdade por causa de problemas do Fies
notícia 87 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16420, 'email': 'andreh@opovo.com.br', 'nome': 'Andreh Jonathas'}
Andreh Jonathas andreh@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Matheus Barreto, de 17 anos, cursa Odontologia. Mas, se não conseguir o Fies, deixará a faculdade
Compartilhar

 

Leva uma hora o percurso do Parque do Tabapuá, em Caucaia, até a faculdade, em Fortaleza. Na volta, por causa do trânsito, duas horas. A aula termina no horário de pico. Matheus Barreto, 17, já se acostumou à rotina no curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). Pagou a matrícula e a primeira mensalidade na expectativa de conseguir o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda não conseguiu. Os pais suportam pagar mais um mês. Depois, Matheus trocará o banco da faculdade por um de cursinho. Vai tentar ingresso em uma universidade pública, gratuita.


Assim como ele, estima-se que milhares de outros alunos estejam em semelhante dependência do Fies, que passa por incertezas e restrições impostas pelo Ministério da Educação (MEC). O POVO revelou ontem que a estimativa é que haja 250 mil novos contratos do fundo em 2015, cerca de 500 mil a menos que em 2014. Além disso, o Governo limita o reajuste nas mensalidades a 6,4% - o que o setor educacional considera insuficiente - e exige pontuação mínima do aluno no Enem.


Você está com problemas por conta do Fies? Participe do fórum

“Já estava enturmado com o pessoal e estou gostando muito do curso. É um sentimento muito triste. O que a gente sabia era que não ia ter Fies pra nossa faculdade. A gente não sabe se vai voltar ou não”, lamenta Matheus.


Quem busca o Fies percorre sete passos no site para conseguir a inscrição. O POVO obteve diversos relatos de que só alcançam a última etapa, onde é lida a mensagem: “Limite de vagas para esse Campus/IES esgotado”. É o caso de Gabriel Carvalho, 17. Ele também está matriculado em Odontologia na Unifor. Está na contagem regressiva de um semestre para obter o Fies.


“Administro um grupo de WhatsApp com 50 membros. É o Fies Odonto, mas tem estudante de Direito e Arquitetura por exemplo. Todos em busca do Fies. Ninguém conseguiu. Alguns podem pagar o primeiro semestre. No entanto, mais da metade vai sair da faculdade se não conseguir o Fies”.


Larissa Freitas, 19, conta que tenta desde o dia em que foram abertas as inscrições, mas trava no último passo. Ela tenta para o curso de Nutrição na Estácio FIC. “É a primeira vez que tento o Fies. Minhas amigas tentam também. De manhã, no trabalho e de madrugada”, conta Larissa. Ela diz que se matriculou, mas está com duas mensalidades pendentes. Se não conseguir o Fies, vai pagar as pendências e sair do curso.


Fundo Estudantil

Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou ao O POVO que, junto do MEC, está trabalhando para garantir a estabilidade e confiabilidade da plataforma. “Em caso de dificuldades no acesso, pedimos aos estudantes um pouco de paciência e sugerimos que acessem o SisFies em horários alternativos”, diz o texto.

 

Ainda não se sabe quanto o Governo Federal vai direcionar ao Fies este ano, pois o orçamento de 2015 ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. O MEC tem se reunido com as instituições privadas, na tentativa de amenizar insatisfações dos estudantes e tranquilizar o mercado.


O Ministério insiste que os direitos dos estudantes estão assegurados. Também em nota, o MEC reafirmou que não abre mão da qualidade do ensino oferecido. “A abertura do Fies 2015 leva em consideração a qualidade dos cursos, com atendimento pleno aos cursos nota 5. Já nos cursos nota 3 e 4 são considerados alguns aspectos regionais, como por exemplo cursos que historicamente foram menos atendidos”.

 

Fala, internauta

 

“Eu precisava fazer uma alteração na inscrição e, agora, o site não aceita a confirmação, Se eu não conseguir até amanhã, adeus o meu sonho de faculdade.”

Natalia Gould

“Pelo amor de Deus, alguém faça alguma coisa. Essa porcaria de site não entra, só fica travando e ainda tem essa mensagem que aparece atrapalhando o andamento.”

Silvana

“Vou entrar na Justiça contra o MEC, caso não aprovado terei um prejuízo de no mínimo R$ 3000.”

Dolores Anderson Fekete

 

“Revoltante, arrumei dinheiro emprestado para pagar a matrícula no curso de medicina para meu filho, na esperança de conseguir o financiamento. Infelizmente, até agora nada. Quando acesso, dá que o limite tá esgotado e que depois enviará uma mensagem sms avisando quando liberar limite financeiro.”

Queren Reis

 

Multimídia

O POVO começou a mostrar o drama de quem espera pelo Fies em janeiro. Confira a matéria. O POVO também revelou que a estimativa é de que se tenha cerca de meio milhão de novos alunos a menos com o Fies em 2015, em relação a 2014. Confira.

Você pode contar sua história em relação ao Fies no Portal O POVO.

 

SERVIÇO

 

Para problemas de cobrança ou impedimento de acesso às aulas

Telefone: 0800 616161

Atendimento do FNDE

Telefone: (61) 2022 4142 ou (61) 2022 4165

Mais informações no site http://sisfiesportal.mec.gov.br

 

Saiba mais


Conforme o FNDE, o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) está aberto para solicitação de aditamento de contratos desde o dia 28 de janeiro. O prazo vai até 30 de abril. O procedimento é o mesmo de anos anteriores: o aditamento é solicitado via SisFies e posteriormente deve ser validado na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.


Caso haja problemas na validação do aditamento devido a reajuste nos valores financiados, é obrigação da Instituição de Ensino entrar em contato com o MEC para negociar suas taxas. O estudante com contrato regular, não pode ser impedido de frequentar aulas, nem ser cobrado por mensalidades em desacordo com o valor contratado.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Luiz Antonio 19/08/2015 02:19
Isso me parece um recado ao povo pela falta de apoio ao governo do PT. Todos querem usufruir do governo mas nem todos querem dar a cara a tapa.
ana paula 19/03/2015 15:32
nao consigo concluir o 3 passo so dar no momento nao ha disponibilidade de financiamento na ies local de oferta selecionado nao sei o que isso quer dizer mais toda vez que tento so dar esse aviso os dias estao passando e nada se resolve
Evans Alves 14/03/2015 12:11
FIES na Farias Brito. Quando vou validar aparece a seguinte mensagem.(M315)Prezado Estudante, o limite financeiro da Instituição de Ensino está esgotado. Será encaminhado um SMS para o numero de celular cadastrado na inscrição quando a Instituição de Ensino disponibilizar um novo limite financeiro.
Edilmadoida 12/03/2015 11:09
O SisFIES será substituído pelo Programa "Bolsa Capim", para alimentar os milhares de jumentos que elegeram a Dilma.
Paulo Roberto 12/03/2015 00:30
Onde estão os 51 milhões que votaram na presidanta que prometeu nao mexer nos direitos dos trabalhos e mexeu, que prometeu melhor educação e proteção aos menos favorecidas e está pisando na garganta deles. Vocês, que elegeram-na, deveriam pagar esta conta.
Ver mais comentários
87
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia