[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Financiamento: Número de novas bolsas do Fies deve cair em 500 mil | Economia | O POVO Online
Fies 05/03/2015

Financiamento: Número de novas bolsas do Fies deve cair em 500 mil

O Governo Federal está impondo restrições a novos contratos e renovações. Instituições têm prejuízos e milhares de alunos podem ficar sem o financiamento
notícia 76 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16420, 'email': 'andreh@opovo.com.br', 'nome': 'Andreh Jonathas'}
Andreh Jonathas andreh@opovo.com.br
Compartilhar


O Brasil terá aproximadamente meio milhão de novos alunos a menos com Financiamento Estudantil (Fies) em relação ao ano passado. Em 2014, o benefício do Governo Federal a estudantes de faculdades privadas gerou 732.242 novos contratos. Em 2015, a estimativa do Ministério da Educação (MEC) em 250 mil novos contratos, conforme O POVO apurou com uma fonte do setor educacional. Com isso, serão 480 mil novos contratos a menos em relação a 2014.

 

Além do sistema do Fies estar lento e travando, conforme relatos ao O POVO, um aviso começou a ser exibido para novas inscrições: “Limite de vagas para esse Campus/IES esgotado”.


Já há milhares de alunos que pagaram a matrícula para garantir a vaga no ensino superior, com a expectativa de conseguir o Fies, mas não conseguiram, revelou a fonte. Afirmou que muitos são de baixa renda e não podem pagar as mensalidades.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para veteranos, o Governo havia garantido verbalmente que iria renovar todos os contratos. Mas impôs às instituições de ensino que somente financiaria o valor das mensalidades reajustadas em até 6,41%. Ou seja, se a instituição reajustasse os valores da mensalidades mais do que 6,41%, o aluno não conseguiria 100% de financiamento do curso. Assim, as instituições teriam o reajuste limitado pelo MEC. “A inflação é da ordem de 7%; o dissídio dos professores do ceará, 7,3% e a conta de energia teve reajuste de 22%”, ressalta.


Decisão contra o MEC

A limitação de financiamento gerou mais de 20 ações judiciais em todo o Brasil contra o MEC. O argumento é que nem o Ministério, nem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do Fies, podem limitar os preços na educação privada.

 

Ontem, duas decisões judiciais foram tomadas em favor das instituições de ensino superior, contra o MEC. Ambos na Justiça Federal em primeira instância. Uma delas foi em Sergipe, pela juíza Telma Maria Santos Machado. A outra, em Rondônia, pelo juíz Herculano Martins Nacif.


Ambos deferiram antecipação de tutela para que as IES possam realizar reajuste sem a limitação dos 6,41%. A Lei que rege o reajuste das anuidades ou semestralidades na educação é a 9.870/99.


No Ceará

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), Airton Oliveira, ressalta que cerca de 64% das matrículas realizadas no ensino superior no Ceará são nas faculdade privadas.

 

“O MEC não diz quando vai atender nem se vai atender o aluno veterano. Há incertezas também quanto aos novos. Muitos vão ficar de fora mesmo”, queixa-se Airton. Ele ressalta haver uma demanda reprimida muito grande de alunos que saem do ensino médio.

 

Multimídia


Veja as decisões contra o MEC

Documentos:

http://bit.ly/1w50AzC

 

Compartilhar
espaço do leitor
claudio 28/04/2015 00:28
essa dilmentira eh uma sem vergonha que mentiu no horário político dizendo que a prioridade era educação. inventou um monte de mentira pra cortar o fies. devia ter falado que nao teria pelo menos eu nao ficaria ate 3 da manha e acordando as 5 pra tentar fazer pra minha mulher e minha filha.
Samanta Marques 17/03/2015 13:16
Estou desesperada, pois depois de muito dias, conseguir passar da terceira etapa, estou na etapa 7 e pra concluir o site envia um codigo no celular para validação, não recebo esse codigo, o numero do celular está cadastrado corretamente, tento todos os dias, e o que me dizem é para continuar tentand
Thayane Gouveia 10/03/2015 17:43
Que loucura, me fizeram pagar uma taxa de 647 reais... Dizendo que eu poderia fazer a inscrição normalmente... Que absurdo! Estou indignada, não passo da terceira etapa... Isso não existe, liguei para o MEC e o mesmo sanou todas minhas duvidas, e agora? É isso? Para que existe se não atende a maiori
Samuel Santos de Oliveira 09/03/2015 18:05
Tentei diversas vezes me inscrever, ficava até 3h da madrugada, e cheguei até a ultima etapa, quando o sistema simplismente me voltou para o inicio, onde eu não consegui mais fazer a inscrição, depois tentei novamente e me diz que as vagas acabaram, indignado, não asei ate quando vou mante a facul.
Érica De Oliveira Palhares 09/03/2015 17:18
voces deveriam fazer o mesmo ..ensinar esse povinho com quem eles estao brincando ...acha que dou conta de pagar uma faculdade de R$1601,00 TODO MES ?????
Ver mais comentários
76
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia