[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Vantagens do atendimento premium | Economia | O POVO Online
POLÍTICA DE RELACIONAMENTO 06/07/2014

Vantagens do atendimento premium

Bancos oferecem comodidade, taxas de financiamento, assessoria financeira e até agências personalizadas para clientes que aderem à linha de atendimento Premium. Contudo, exigem rendimentos a partir de R$ 4 mil
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Átila Varela atilasantos@opovo.com.br
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Para atrair uma classe de clientes com elevada movimentação financeira, bancos falam em políticas de relacionamento e aproximação com esse tipo de consumidor, mais conhecido como “premium”. Mas quais são os benefícios para quem adere a esse tipo de segmentação?


Uma das respostas é a comodidade em transações financeiras. E elas vão além dos cartões de créditos internacionais e rápido atendimento com o gerente, especialmente destacado para a função. As facilidades bancárias contratação de financiamentos e tomada de empréstimos com juros menores que os observados no mercado financeiro.


Quem quiser saber como aplicar os recursos em imóveis ou ações, pode optar também, dependendo do banco, pelo aconselhamento de uma assessoria financeira. “O cliente opta por uma gama de produtos diferenciados, inclusive fundo de investimentos que podem gerar uma rentabilidade do dinheiro aplicado a longo prazo”, informou o diretor do Bradesco Prime, Diaulas Marcondes Júnior.


Para fazer parte do seleto grupo, no entanto, a renda mensal para ter acesso às facilidades varia de banco para banco. O Santander, que possui a linha Van Gogh, exige rendimentos de R$ 4 mil reais ou investimentos a partir de R$ 100 mil. Outros cobram rendas maiores, como o Bradesco Prime ( R$ 9 mil) e Itaú Personnalité ( R$ 10 mil).


O Banco do Brasil, responsável pela linha de clientes Estilo, diz que a visão de segmentação é uma premissa básica que permite tratar clientes com necessidades específicas, partindo de uma estratégia de “definição de produtos, preço, canal de acesso e formas de comunicar”.


Agências personalizadas

Mirando atender esse público segmentado de maneira específica, as instituições bancárias criam agências especiais para atendimento da clientela Premium. A Resolução 2.878/2001, do Banco Central, não apresenta especificações para a criação dos estabelecimentos diferenciados para os VIPs ou espaços de atendimento personalizado dentro das agências. Mas a norma define que o acesso a serviços básicos fornecidos pelas instituições bancárias devem ser mantidos a todos os clientes, sendo eles especiais ou não.

 

Apesar da norma, o serviço diferenciado pode ser confundido como uma forma de segregação entre clientes. A coordenadora da associação de consumidores Proteste, Maria Inês Dolci, afirma que a criação das agências segmentadas não fere as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC).


“A segmentação surgiu da necessidade de um relacionamento com grupos que utilizam mais produtos. Se o cliente é informado das condições de uso, não há nada errado”, comenta. O Banco Central, por sua vez, explica que a relação de consumo entre os bancos e os clientes é livre e o BC não tem autonomia para interferir nessas estratégias.

 

Saiba mais


Contratando um serviço VIP A primeira regra é observar se as taxas para investimentos ou outras aplicações financeiras.


Uma estratégia utilizada pelos bancários é o fornecimento de vantagens fora da seara da aplicação do recurso, tais como aumento dos limites da conta corrente, brinques, entre outros mimos.


Quem contrata um serviço VIP tem de pensar que não é aumento de renda mensal, mas sim ter acesso às condições que elevem a rentabilidade


Sem controle do rendimento mensal, este sendo utilizado de maneira integral, o cliente que contrata um serviço acabará não usando o serviços premium em sua totalidade (financiamentos, taxas, etc).

 

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