[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
A coalizão sertaneja se reuniu com o principal objetivo de combater o major João José da Cunha Fidié, emissário português cuja missão era assegurar a ordem colonial.
Em 19 de outubro, autoridades em Parnaíba aderiram à independência. Fidié marchou para reprimir os rebeldes, que se refugiaram em Granja, na zona norte cearense. Em sua ausência, a então capital, Oeiras, também se rebelou, assim como várias outras vilas.
Tentaram emboscar o major, mas eles que foram surpreendidos. Entre 9 e 14 horas, cerca de 4 mil soldados se enfrentaram às margens do rio Jenipapo. Os mortos são contados às centenas.
O exército sertanejo foi derrotado, mas conseguiu se apoderar de munição e suprimentos de Fidié. Sofrendo deserções, restou ao major se refugiar em Caxias, no Maranhão. Após longo cerco, ele se rendeu.
Porém, os conflitos para consolidar a independência duraram muito além das batalhas no Nordeste e Norte. Em busca de promessas e ambições não realizadas, as revoltas se sucederam: Balaiada, Cabanagem, Sabinada, Revolução Farroupilha, até a última delas, a Revolução Praieira. Todas enfrentaram repressão violenta, e houve prisões, enforcamentos, fuzilamentos. Só em 1850, aponta a professora Claudete, consolida-se a monarquia proclamada em 1822. “A independência foi um longo processo, penoso e violento, que começou em 1789 e só acabou em 1850”.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016