[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Casamento gay. Onda "arco-íris" toma redes sociais | DOM. | O POVO Online
radar.dom 28/06/2015

Casamento gay. Onda "arco-íris" toma redes sociais

notícia 2 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
Compartilhar

Solidariedade
 

Decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em legalizar o casamento gay no país teve também forte repercussão no Brasil. O apoio à medida se deu sobretudo pelas redes sociais, onde uma verdadeira “onda arco-íris” tomou conta das páginas, ganhando adesão de artistas, empresas, políticos e até órgãos públicos.
 

O movimento #celebratepride (“celebre o orgulho”, em inglês) ganhou nova dimensão após o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, disponibilizar ferramenta que permite aplicar um filtro arco-íris em fotos de perfil da rede. Rapidamente, diversas páginas adotaram as cores da causa LGBT, desde a presidente Dilma Rousseff (PT) ao ator austríaco Arnold Schwarzenegger.
 

No Ceará, o ex-ministro e presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, Ciro Gomes (Pros), e o atual secretário de Cidades, Ivo Gomes (Pros), também aderiram à causa. Páginas da Prefeitura de Fortaleza e do O POVO Online também aplicaram o filtro.
 

A decisão da Suprema Corte americana marca o fim de um debate de mais de uma década sobre o tema no país. Desde 2004, quando o estado de Massachusetts decidiu legalizar a prática, outros estados americanos ampliaram discussão do tema. Com a decisão desta sexta-feira, alguns estados que ainda proibiam o casamento de pessoas do mesmo sexo tiveram que se adequar à nova norma.

“O amor venceu”
Também teve alta repercussão nas redes a hashtag #lovehaswon (“o amor venceu”) , popularizada após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a utilizar para comentar a decisão.
 

No Brasil, a celebração legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo já é garantida por resolução do Conselho Nacional de Justiça desde maio de 2013. Na ação, os conselheiros tornaram obrigatório que cartórios de todo o País convertam em casamento uniões civis estáveis de casais do mesmo sexo. Antes, ficava a critério de cada juiz deferir ou não o pedido. (Carlos Mazza - carlosmazza@opovo.com.br)

Compartilhar
espaço do leitor
Raul 30/06/2015 09:07
As cores do movimento LGBT são seis e do arco-íris sete. Até nesse detalhe se difere das coisas de Deus (por Ele aprovadas). Falar que o amor venceu é uma falácia. Nesse caso, teria-se que também legalizar a união bígama, polígama, adúltera, etc. Vê-se, então, que o que se quer é só atingir (destruir) a moral estabelecida por nosso Criador.
elizeu silva 29/06/2015 21:50
Os gays tomaram o Arco-iris que Deus mencionou no Velho Testamento como um simbolo de sua promessas de nao destruir o mundo com diluvio novamnte. Daus falou que toda vez que Ele olhasse pro Arco-iris se lembraria da promessa.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>