[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Nomes por onde segue Fortaleza | DOM. | O POVO Online
NOMES DE RUAS E AVENIDAS 12/04/2015

Nomes por onde segue Fortaleza

Personagens importantes do poder local, gente identificada com uma parte da cidade, herói de guerra e antiga denominação indígena motivam os batismos de algumas das vias mais movimentadas de Fortaleza
notícia 1 comentários
RODRIGO CARVALHO
Avenida que homenageia o desembargador José Moreira da Rocha, ex-governante do Ceará
Compartilhar

Alguns poucos nomes que fazem parte da rotina dos deslocamentos dos fortalezenses são conhecidos de muitos que vão e vêm pela cidade. A maioria da população que passa pela Santos Dumont associa no nome da avenida ao pioneiro da aviação. Beira Mar é nome autoexplicativo, assim como Avenida da Universidade.

 

Quem tem certa afinidade com a literatura cearense sabe que Domingos Olímpio, Antônio Sales e Oliveira Paiva foram parte de notável geração de escritores. Aqueles mais familiarizados com a história brasileira sabe que João Pessoa foi o governante paraibano cujo assassinato deflagrou a Revolução de 1930.

 

Mas há algumas das avenidas mais movimentadas de Fortaleza cujos personagens ou assuntos homenageados são relativamente pouco conhecidos hoje em dia. São nomes com os quais milhares de fortalezenses convivem no cotidiano. Mas que não sabem a quem se referem.

 

O POVO busca as origens das denominações de algumas das avenidas pelas quais há maior circulação de veículos e pedestres na Capital, mas cujos nomes são estranhos à maioria. Caso do industrial Washington Soares e Silva, industrial e dono de salinas na fazenda Água Fria. Ou do engenheiro britânico radicado no Ceará Francis Reginald Hull - o mister Hull. Ou ainda o antigo nome indígena Agua-Nhambi - cuja grafia foi objeto de polêmicas nos jornais e meios intelectuais. Veja na página ao lado.

 

SAIBA MAIS

 

O jornalista Rogaciano Leite Filho escreveu, a partir de 1977, série de

artigos para O POVO, com o título A história do Ceará passa por esta rua. Contava a história de personalidades homenageadas com nome em logradouros de Fortaleza. Em 1988, os textos foram publicados na forma de livro homônimo, cuja 2ª edição foi publicada pelas Edições Demócrito Rocha em 2002.

No Instagram, o jornalista Emmanuel Montenegro mantém atualmente o projeto “Ruas Biográficas”. Confira: http://bit.ly/1ISdHFG


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
espaço do leitor
EDVALDO RONNE 13/04/2015 09:33
E quanto aos usurpadores da democracia. Os gerentes da ditadura militar. Que orgulho a sociedade tem destes nomes que ainda permanecem identificando ruas de Fortaleza como: Caselo Branco, o primeiro ditador?
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>