[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Onde a cerveja é mais gelada | DOM. | O POVO Online
O POVO testou 12/01/2014

Onde a cerveja é mais gelada

notícia 20 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
Compartilhar

Veja mais sobre no link Dia Internacional da Cerveja: confira cinco curiosidades sobre a bebida

Até pelo calor de terras alencarinas, quando o assunto é bebida, o fortalezense não costuma discordar: a cerveja de boteco tem de estar estupidamente gelada. Para ajudar o leitor a encontrar o produto do jeito que espera, O POVO aceitou o desafio e percorreu vários dos bares mais badalados de Fortaleza – entre os mais variados lugares públicos e estilos – e elencou os 12 que tiveram as cervejas mais geladas encontradas pela reportagem.


Seja você um apreciador experiente da fina arte cervejeira – desses que nomeia uma dúzia de maltes e lúpulos – ou daqueles para quem a única preferência é garantir “a mais gelada”, este pode ser um guia valioso na hora do happy hour.


Com rigor científico na aferição e análise de dados, a inspeção foi realizada ao longo da última semana e priorizou cervejas de 600ml do tipo Pilsen – as mais procuradas na hora de matar a sede.


No saldo geral, deu empate cravado: tanto o Alpendre, recanto da boemia experiente da Aldeota, quanto o Picanha do Cowboy, point da moçada, apresentaram suas noivas em véus impecáveis: nesses locais, a temperatura chegou a glaciais 1.3°C negativos. E nada de cerveja congelada.


Outras cervejas não fizeram feio: entre os locais visitados, oito apresentaram cervejas na casa do zero grau, bem ao gosto do fortalezense que busca a cerveja para enfrentar o calor cearense.

COMO FOI FEITO O TESTE


Os bares visitados não sabiam que estavam sendo avaliados, nem que se tratava de uma equipe de reportagem. Aos garçons que atenderam O POVO, foi pedido apenas que trouxessem a cerveja Pilsen de 600 ml “mais gelada” disponível na casa.


Assim que a bebida era servida – de preferência pelo próprio garçom – a reportagem procedia a medir, imediatamente, a temperatura da cerveja no copo. A inspeção era então registrada em fotos e vídeos. Cervejas que congelassem seriam desclassificadas.


A reportagem se deslocou entre os bares listados em carro próprio do jornal, sem identificação. O motorista que transportou a equipe entre os bares, evidentemente, não consumiu bebidas alcoólicas durante produção da matéria.


O EQUIPAMENTO:


Para medir a temperatura das cervejas, a reportagem utilizou termômetro de precisão para líquidos GTH 1160, da empresa alemã Phywe. O equipamento foi gentilmente cedido pelo professor Nildo Loiola Dias, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

> TAGS: bares fortaleza
Compartilhar
espaço do leitor
Ana shinokura 21/02/2014 15:10
Alcool mata. Devia ser proibido no brasil.
Mariana Teixeira 13/01/2014 16:21
oito reais na toca do plátido é o litrão ;)
Wellington Maia 13/01/2014 07:55
A mais gelada é lá no Sr. Edson....
Mario 12/01/2014 20:23
+ Gelada não significa necessariamente melhor. O ideal é que a cerveja esteja entre 0 e 4ºC quando for ingerida. Menos que isso, a baixa temperatura anestesia as papilas gustativas da língua e não é possível sentir o sabor por completo.
Fernando Neme 12/01/2014 17:38
digite seu comentário
Ver mais comentários
20
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>