[an error occurred while processing this directive]
Apostar na transposição do rio São Francisco chegando ao Ceará. Racionalizar o consumo da pouca água que o Ceará ainda tem nos reservatórios — 11,9% do volume total, até ontem. Dar continuidade e intensificar ações de perfurar e instalar poços, montar adutoras e enviar carros-pipa. São algumas propostas do Governo do Estado para conviver com um provável quinto ano de estiagem. E 2016 traz ainda o desafio de pensar alternativas para dessalinizar a água do mar pela primeira vez em larga escala no Ceará.
A chance de chuvas no Estado abaixo da média histórica é de 65% para os meses de fevereiro, março e abril. São 25% de chances para um volume em torno da média e apenas 10% para boas chuvas, superando 587,1 milímetros. O prognóstico do início da quadra chuvosa foi divulgado, na manhã de ontem, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em entrevista coletiva no Palácio da Abolição. Se as chuvas forem realmente fracas, o Ceará terá a seca mais prolongada dos últimos 32 anos.
Dessalinizar
A tarefa é buscar equilíbrio entre o preço da água a ser ofertada e um baixo custo energético. O gasto excessivo de energia é um dos entraves para usar o modelo de dessalinização adotado em Israel e nos Estados Unidos. “Nós passamos 2015 recebendo visita de vários empreendedores nesta área. Estão surgindo novas tecnologias”, disse o secretário.
Complementar à ideia da dessalinização, o Estado também aguarda estudos para o reuso da água. A intenção é tratar a água residual do esgoto e ofertar para indústria, com pesquisas em andamento na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O POVO noticiou, em 15 de outubro do ano passado, que essa possibilidade era estudada pelo Estado.
Ainda conforme Teixeira, a gestão da água será pensada com base no pior cenário possível. Ou seja, mais estiagem e nenhum aporte nos açudes. No entanto, o planejamento seguirá a dinâmica das chuvas no primeiro semestre. Tauá e Arneiroz, por exemplo, são municípios favorecidos pelas chuvas de janeiro, na pré-estação.
Para o segundo semestre, período mais crítico pela ausência das chuvas, uma grande aposta é a transposição do rio São Francisco. Os gestores cearenses acompanham de perto a promessa do Governo Federal de entregar a obra até julho deste ano, garantindo segurança hídrica para cerca de 70% dos habitantes do Estado.
Secas
Secas prolongadas no Ceará1930 a 1932 - 3 anos
1941 a 1943 - 3 anos1951 a 1954 - 4 anos
1979 a 1983 - 5 anosFONTE: Funceme
Saiba mais
Chuvas de janeiro
As chuvas de pré-estação, apesar de animadoras, não têm relação com a quadra chuvosa, frisou a Funceme. São sistemas diferentes atuando na formação de nuvens de chuva sobre o Ceará. Até fevereiro, o sistema Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) podem influenciar nas precipitações. Mas o sistema principal da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio, é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Chover bem em janeiro não determina um ano de chuvas acima da média. Como exemplos, os anos de 1983 e 1998. O primeiro teve forte presença do El Niño na quadra chuvosa, com precipitações de janeiro abaixo da média em 86%. 1998 foi outro ano de seca, mas teve um janeiro de chuvas 30% acima da média.
Ações
Para 2016, o governador Camilo Santana autorizou a aquisição de 19 máquinas para a perfuração de poços profundos. Em 2015, foram 1.200 poços perfurados e 450 poços existentes instalados no Ceará.São 200 quilômetros de adutoras de montagem rápida iniciadas em 2015, algumas com previsão de entrega para este ano. Dentre elas, estão as de Arneiroz e de Alto Santo. Outro exemplo é Quixeramobim, que deve ter adutora inaugurada antes do Carnaval, conforme o secretário.
Conscientização
As campanhas de uso racional da água devem voltar às emissoras de rádio e TV para chamar a população a economizar. O Governo ainda não fechou os cálculos para verificar se o índice de 10% na redução do consumo, proposto no ano passado, foi alcançado.Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano