[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Total de casos de microcefalia notificados no Ceará sobe para 16 | O POVO
Microcefalia no Ceará 18/11/2015

Total de casos de microcefalia notificados no Ceará sobe para 16

notícia 0 comentários

Dezesseis casos de microcefalia foram notificados até agora no Ceará somente neste ano, conforme nota técnica divulgada ontem pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). O número é maior do que o apresentado pela pasta na última sexta-feira, 13, quando seriam três recém-nascidos com a anomalia no Estado. Segundo o documento, o número se refere aos pacientes que foram informados como acometidos pela doença. Todos devem ser avaliados posteriormente para saber se atendem às definições estabelecidas para a anomalia.

 

Se os casos forem confirmados, o número de recém-nascidos com microcefalia passa a ser o maior registrado no Ceará desde 2010. Segundo o Ministério da Saúde, as notificações de microcefalia no Ceará ao longo dos anos foram: 8 em 2010; 4 em 2011; 9 em 2012; 5 em 2013 e 7 em 2014.


No entanto, há divergência entre os números dos governos Federal e Estadual. Em nota divulgada pelo ministério ontem, seriam nove os casos no Estado em 2015. O Ceará é um dos sete estados do Nordeste em que foram registrados aumentos nos casos da doença.


A Sesa informou que está coordenando investigação nas unidades de saúde e domicílios dos pacientes “no intuito de consolidar informações para descrição do evento” e “avaliar fatores potencialmente associados a esta alteração”. Conforme a secretaria, os resultados preliminares serão divulgados à medida em que forem finalizados.


A pasta orienta todas as unidades de Saúde que realizam partos a buscar nos prontuários a ocorrência de casos de microcefalia a partir de agosto. As unidades devem ainda conferir o Registro da Circunferência Cefálica de todos os recém-nascidos.


Este ano, foram notificados 399 casos da doença em bebês no Nordeste. Segundo o ministério, ainda não é possível ter certeza sobre a causa para o aumento de microcefalias na região. Uma das hipóteses é de que haja relação com o Zika Vírus, uma vez que ele foi identificado em duas amostras colhidas em pacientes da Paraíba. Apesar disso, o ministério diz que ainda não é possível correlacionar a presença do vírus com a doença.


Na semana passada, foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para dar mais agilidade às investigações. O fato já foi comunicado às organizações Mundial e Pan-americana de Saúde.

 

Saiba mais


O Ministério da Saúde registrou 268 casos de microcefalia este ano em recém-nascidos em Pernambuco. Os casos estão sendo acompanhados por equipe do ministério desde o dia 22 de outubro.

 

Há ainda registros em investigação em Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10) e Bahia (8). O ministério registra 9 casos no Ceará até agora em 2015.


O Ministério enviou ontem orientações sobre a doença a todas as secretarias estaduais da Saúde.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano