[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Em 2015, já foram registrados 25 conflitos em centros educacionais | O POVO
2015 15/10/2015

Em 2015, já foram registrados 25 conflitos em centros educacionais

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19027, 'email': 'jessikasisnando@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssika Sisnando '}
Jéssika Sisnando jessikasisnando@opovo.com.br
Compartilhar

Pelo menos 25 situações de conflito que envolvem rebeliões, motins e fugas foram registradas neste ano em centros para acolhimento de jovens em conflito com a lei do Ceará. A informação é do titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, juiz Manuel Clístenes. Em 24 horas, três situações de conflito aconteceram no Centro Socioeducativo Passaré e no Centro Educacional Dom Bosco.

 

Na noite da última terça-feira, 13, os jovens do centro do Passaré tentaram arrombar o portão de entrada da unidade após queimarem colchões, mas foram contidos por policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Choque. Os internos ainda teriam rendido cozinheiras e educadores, no intuito de fazer reféns, mas não conseguiram.


Já na manhã de ontem, dois outros conflitos foram registrados. Segundo o comandante do Cotam, capitão Gerlúcio Vieira, houve um princípio de confusão entre os internos que foi resolvido pelos próprios educadores. “Fomos chamados, mas não foi preciso intervenção, por ser uma situação de menor gravidade. A direção acionou o Choque, mas os educadores realizaram o procedimento e a contagem dos internos, de forma tranquila”, relatou o oficial.


Segundo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), após a confusão, cinco adolescentes foram transferidos para o Centro Educacional do Canindezinho, inaugurado no dia 28 de setembro. Esses jovens não teriam se envolvido no motim e foram retirados para que não houvesse retaliação por parte dos outros internos.


Para o juiz Manuel Clístenes, os casos acontecem devido à precariedade das unidades. Com a interdição do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e o fechamento do Centro Educacional Patativa do Assaré, que está em reforma, os outros centros teriam ficado sobrecarregados. A unidade do Canindezinho está em fase de adaptação, com 35 internos. Então, na análise do juiz, o Centro Socioeducativo Passaré, o Centro Educacional São Francisco e o Dom Bosco estão acomodando quase 700 adolescentes, quando a capacidade deles juntos é para 210.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano