[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Como fica a nova divisão do Ceará | O POVO
Macrorregiões 03/10/2015

Como fica a nova divisão do Ceará

A mudança deve facilitar a criação e a implantação de políticas públicas
notícia 9 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19053, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Ellen Chelsea'}
Ellen Chelsea cotidiano@opovo.com.br

O novo projeto de organização das regiões de planejamento do Ceará amplia de oito para 14 o número de divisões dos 184 municípios do Estado. Eles foram organizados de acordo com características socioeconômicas, geoambientais e culturais. Segundo a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a atualização deve aperfeiçoar as atividades de monitoramento e implementação de políticas públicas estaduais. A mudança foi aprovada pela Assembleia Legislativa (AL) e deve ser utilizada no Plano Plurianual (PPA). A antiga divisão em macrorregiões de planejamento vigorava desde 1999 e separava os municípios em oito regiões. De acordo com a Seplag, a nova legislação é mais específica e facilita identificar as particularidades locais.

 

Com a mudança, o Ceará passa a ter as regiões: Cariri, Centro Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Norte, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité, Serra da Ibiapaba, Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão dos Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Sobral e Vale do Jaguaribe.


Anteriormente, não havia distinção, por exemplo, das macrorregiões de Sobral/Ibiapaba, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri/Centro Sul, o que dificultava as ações de planejamento. Disse a Seplag através de nota.


O órgão esclarece ainda que a mudança não altera os limites entre os municípios ou os Estados. A nova divisão será utilizada como base para o PPA, que vai orientar a gestão 2016-2019. No PPA constam todos os investimentos e metas a serem seguidos pelo Estado nos quatro anos seguintes.

espaço do leitor
Davi 23/12/2015 15:54
O modelo territorial novo tende a ser melhor que o anterior, que agrupava os municípios em apenas oito regiões. Agora temos, por exemplo, a região da Ibiapaba, por exemplo. Possibilita, em teoria, o planejamento do território de forma mais eficaz, ao se considerar às particularidades de cada região.
Victor Cruz 15/10/2015 11:42
Gostaria de saber qual foi a lei que definiu estas novas macrorregiões?
Jose 04/10/2015 13:21
Nunca fui bom de geografia, entao pergunto, oeste fica entre o leste e o norte?
Thiago Rodrigues 04/10/2015 12:15
Eu só vi 14 divisões. E afinal o que vai diferenciar pra nós, vai melhorar algo , ou é só perca de tempo pra dividir mesmo?
Thiago Rodrigues 04/10/2015 12:15
Eu só vi 14 divisões. E afinal o que vai diferenciar pra nós, vai melhorar algo , ou é só perca de tempo pra dividir mesmo?
Ver mais comentários
9
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano