[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Tombamento do edifício São Pedro é aprovado | O POVO
Edifício São Pedro 11/09/2015

Tombamento do edifício São Pedro é aprovado

notícia 0 comentários
CHICO ALENCAR/ESPECIAL PARA O POVO
O prédio, na Praia de Iracema, foi construído na década de 1950
Compartilhar

O tombamento do edifício São Pedro, na Praia de Iracema, foi aprovado ontem, por unanimidade, pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). O decreto segue agora para assinatura do prefeito Roberto Cláudio. No prédio, funcionou o Iracema Plaza Hotel.

Conforme a Prefeitura de Fortaleza, a instrução de tombamento do prédio foi elaborada pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor e apresentada aos conselheiros pelo arquiteto Jober Pinto. O pedido foi solicitado pelos proprietários do imóvel. Consta na instrução que o edifício, com estrutura que lembra um navio, é um “referencial na memória dos moradores e frequentadores, antigos e novos, da Praia de Iracema”, além de um “marco de enorme importância na construção da imagem da Cidade”.


O São Pedro tem diversos proprietários: 60% pertence a uma família, 30% a outra e 10% dele é distribuído entre diversas pessoas. O edifício foi construído na década de 1950, com estrutura de concreto armado. Foi o primeiro prédio com mais de dois andares na praia, inaugurando o uso hoteleiro da orla - antes concentrado na região central da Cidade. O auge do prédio foi entre as décadas de 1960 e 1980. Durante 20 anos funcionou no local o restaurante Panela, frequentado pela alta sociedade.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano