[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fim de vagas rotativas de estacionamento no Centro é defendido | O POVO
Mobilidade 28/08/2015

Fim de vagas rotativas de estacionamento no Centro é defendido

Em primeiro encontro de projeto da Câmara Municipal, vereadores e secretários debateram na Praça do Ferreira os temas mobilidade, trânsito e transporte público. Sistema Zona Azul, de estacionamento rotativo, foi criticado
notícia 17 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18815, 'email': 'paulorenatoabreu@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Renato Abreu'}
Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Vereadores, gestores e secretários municipais ouviram sugestões sobre a mobilidade no Centro

A Câmara Municipal de Fortaleza deu início na tarde de ontem às atividades do Pacto em Ação, projeto que integra o “Pacto Revisado por Fortaleza” (2010-2020). Em estrutura montada na Praça do Ferreira, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil se reuniram para debater o primeiro tema proposto: mobilidade, trânsito e transporte público. Serão oito encontros até o dia 19 de setembro.

 

O vereador Fábio Braga (PTN), presidente da Comissão de Transporte da Câmara, defendeu a diminuição do números de vagas de estacionamento rotativo no bairro. “Hoje temos, em quase todas as ruas do Centro, vagas reservadas para taxistas e Zona Azul. Vamos conversar com os segmentos para eliminar esses espaços e colocar ciclofaixas”, indicou.


Para o parlamentar, deveria ser limitada a entrada de ônibus e caminhões que fazem diariamente a entrega de produtos a comércios. “Quem vem de ônibus deveria descer nos arredores do Centro e fazer o deslocamento a pé. É hora de priorizar o pedestre no Centro”, projetou Fábio Braga, que iniciou o evento ao lado de Salmito Filho, presidente da Câmara.


“A Zona Azul de Fortaleza perdeu totalmente o sentido”, pontuou João Pupo, titular da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). “As pessoas se apossam o dia todo da vaga e a Zona Azul acaba não tendo a principal finalidade dela, que é garantir a rotatividade. A gente está revendo isso e elaborando uma legislação”, adiantou. De acordo com ele, o Centro possui 800 vagas no sistema de estacionamento rotativo.


Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura, destacou a importância do funcionamento da Linha Sul do Metrofor para o bairro. “Já se evolui para um Centro sem carros, com menos circulação de ônibus. É assim que deve ser o Centro do futuro, com corredores expressos levando até lá e linhas de metrô”. afirmou.


Já o vereador Evaldo Lima (PCdoB), que chegou de bicicleta para participar do evento, defendeu a importância do transporte coletivo e comemorou o início do Pacto em Ação. “As pessoas têm uma visão equivocada de que é preciso reviver o Centro, mas aqui já tem vida, só é preciso dar qualidade”.


Críticas e participação

A população foi convidada a participar do encontro, que foi registrado para servir de base para um documento que será elaborado pela Câmara e entregue à Prefeitura. Subiram ao palco membros de sindicatos, além de cidadãos que passavam pela praça e desejaram sugerir questões.

 

Representante do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro), Geraldo Lucena fez críticas a “demora” para se debater os temas da Capital em praça pública. “Ainda bem que (os vereadores) acordaram”, apontou. Para o diretor do Sintro, a melhoria da qualidade dos serviços de transporte público deve vir antes das discussões sobre o trânsito. “Não dá para se discutir mobilidade urbana enquanto os ônibus andam com passageiros igual sardinhas numa lata”.


O aposentado Valdery Magalhães, 68, preferiu acompanhar o debate de longe, sentado em banco da praça. “A ideia da bicicleta compartilhada é boa. Podiam criar também um corredor só para motos e ‘enlarguecer’ algumas ruas do Centro”, sugeriu.

 

Saiba mais


Encontros na praça

Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, comemorou o início dos debates do Pacto em Ação. “É uma grande alegria. Estamos aqui na Praça do Ferreira, pertinho da população, chamando todo mundo para interagir sugerir, propor, questionar”, disse. “Ao final de todos os encontros vamos apresentar agenda propositiva ao prefeito”, completou.

Próximos temas

Os encontros do Pacto em Ação seguem na próxima terça-feira com o tema valorização das vias e passeios do Centro. Serão mais sete dias de debate, às terças e quintas-feiras, a partir das 16 horas. O último encontro, porém, será em um sábado, dia 19 de setembro.

População

Para ter direito à fala, os interessados podem se inscrever em lista conduzida pelos cerimonialistas dos debates.

espaço do leitor
Ricardo 02/10/2015 13:34
Que tal a o pessoal da AMC descer do carro com ar condicionado e desligar o celular e fiscalizar as vagas de zona azul ao invés de reduzir? Governinho!
markus 30/08/2015 12:17
VOCES ACHAM QUE VEREADORES DEVER RECEBER SALARIOS....PRA NADA FAZER EXIGIR RECLAMAR FISCALIZAR.NADA ! OBRIGADO MARKUS
markus 30/08/2015 12:16
QUAL A REAL FUNÇÃO DE UM VEREADOR,MINHA GENTE... ESCLAREÇAM SENHORES ESCLARECIDOS.POR FAVOR .OBRIGADO MARKUS
markus 30/08/2015 12:15
afinal de contas o que fazem estes vereadores........................................................... não fiscalizam não dialogam nada faz. obrigado markus
markus 30/08/2015 04:58
JÁ FALEI AQUI VARIAS VEZESE NÃO É DIVULGADO...A EXEMPLO COMO TEM FEITO ALGUNS MUNICIPIOS DO PARANÁ E SÃO PAULO...REDUÇÃO DOS SALARIOS DOS VEREADORES...PRINCIPALMENTE OS VEREADORES DE FORTALEZA,AQUI JÁ FIZ ESTE COMENTARIOS E OS SENHORES NÃO DIVULGARAM.OBRIGADO MARKUS
Ver mais comentários
17
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano