[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Santuário de São Francisco das Chagas completa 100 anos hoje | O POVO
Canindé 02/05/2015

Santuário de São Francisco das Chagas completa 100 anos hoje

A data é reconhecida pela Igreja e lembrada como o dia em que a imagem de 'São Francisquinho' voltou a ocupar o altar da igreja Matriz de Canindé
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19031, 'email': 'rubenssantos@opovo.com.br', 'nome': 'Rubens Rodrigues'}
Rubens Rodrigues rubenssantos@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
A história da cidade de Canindé está relacionada à construção do Santuário de São Francisco das Chagas
Compartilhar

Aberto ao público em 1915, em plena seca histórica no sertão, o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, chega ao seu primeiro centenário hoje, dia 2. Lar de uma das maiores romarias do mundo, a Cidade da Fé, que fica a 110 km de Fortaleza, celebra a data que ficou marcada na mente e no coração do povo, que recebeu de volta a Igreja Matriz após cinco anos de reforma arquitetônica.


Até então, a Matriz estava sediada em uma pequena igreja barroca, construída em 1890. O grande número de fiéis que acorriam a ela motivou a necessidade de ampliar as instalações. O templo começou a ser reformado em 1910 e foi erguido na mesma área da igreja antiga e que foi demolida quase completamente.


Segundo o pesquisador histórico Augusto César Magalhães Pinto, 55, enquanto acontecia a reforma a imagem do santo milagreiro foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora das Dores, que foi designada temporariamente como Matriz.


Autor dos livros Viagem pela História de Canindé (2003) e Histórias de Nossa Fé e da Nossa Gente (2009), o canindeense conta que a ideia de transformar a basílica menor em santuário franciscano foi do padre Manuel Cordeiro da Cruz, o primeiro vigário nascido na cidade. “Ele era um homem muito experiente, conhecia essas coisas. Morou no Rio de Janeiro, na Bahia e até em Roma,” comenta.


Em entrevista ao O POVO, Augusto César define Manuel Cordeiro como um visionário. “Foi ele quem criou o painel de São Francisco, em 1890, que existe até hoje. Na época ainda não havia energia elétrica, então o painel era iluminado por lamparinas,” explica. Apesar de iniciar o processo, Cordeiro não viu a igrejinha se transformar em Santuário. As obras só foram tocadas quando os chamados frades capuchinhos assumiram a administração da paróquia.

 

A fé que move a Cidade

A história de Canindé está ligada à construção do Santuário de maneira tão forte, que a relação entre os dois fatos acontece com naturalidade.

 

Para o estudante Ronaldo Silva, 19, a celebração do centenário é uma forma de relembrar como o município se desenvolveu, além das pessoas que ajudaram a construí-lo. Ronaldo, que começou a frequentar o segundo maior santuário franciscano do mundo ainda criança, diz que a espiritualidade o “fortalece” como ser humano.


“É a fé que move a cidade,” comenta, lembrando que identifica nos conterrâneos hospitalidade e humildade características do santo que dá nome ao santuário.


Reflexo na economia

O reflexo dessa relação de fé acontece diretamente na economia. O empresário Antônio Claudemir Gomes, 27, afirma que na “alta estação o comércio recebe uma verdadeira injeção financeira”. Claudemir tem autoridade para falar. Ele foi coroinha no santuário de São Francisco das Chagas durante oito anos e é dono de uma loja de roupas masculinas.

 

O comerciante declara que o dinheiro que entra através das pessoas que trabalham com artigos religiosos gira no município inteiro, “aquecendo” a economia.

 

Serviço

A comunidade católica de Canindé celebra desde o último dia 24 o centenário do Santuário de São Francisco das Chagas. Hoje, a programação dura o dia inteiro.

 

Duas missas serão celebradas na Basílica, às 6h e 9 horas. A programação segue às 10 horas com a exposição de fotografias antigas da Matriz que ocorre durante o dia, além do lançamento da revista O Santuário.

 

Saiba mais

 

Além da importância para fiéis da igreja, o Santuário tem grande relevância como obra arquitetônica. O prédio ainda não é reconhecido como patrimônio histórico material embora o arquiteto e urbanista Romeu Duarte, afirme que a basílica é uma referência.


O professor diz que as “celebrações e formas de expressão” o colocam também como um bem imaterial.Alexandre Jacó, chefe da divisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), afirma que há solicitação para registro da Festa de São Francisco das Chagas de Canindé apenas como patrimônio imaterial cultural brasileiro.

 

Cronologia

 

1775 - Iniciada a construção da Igreja de São Francisco das

Chagas. É também o ano da doação da pequena imagem de São Francisco, que o povo chama carinhosamente de São Francisquinho.


1796 - Inauguração da Igreja de São Francisco.

 

1915 - Inauguração do atual Santuário de São Francisco.


1925 - O papa Pio XI eleva o Santuário de São Francisco à dignidade de Basílica Menor.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano